sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Afinal, quanto devemos beber de água por dia?

Desde pequeno ouço que devemos beber 8 copos (o equivalente a 2 litros) de água por dia para o bem da nossa saúde.

Confesso que durante muitos anos eu bebia pouquíssima água, algo como 1,5 litro em 7 meses (esse era o tempo que uma garrafa de água durava na minha geladeira). É claro que eu ingeria outros tipos de líquido, mas água mesmo, muito pouca.

De 4 anos para cá, tenho tomado, todos os dias, no mínimo 3,5 litros de água, independentemente da temperatura externa, isto é, tanto faz se está fazendo frio ou calor.

Encucado por estar urinando demais, conversei com o meu acupunturista e ele disse que é normal urinar muito quando se bebe muita água e quanto mais água bebermos, melhor.

Só que eu quis outras opiniões a respeito desse assunto e fiz algumas pesquisas na internet. Alguns sites têm artigos assinados por médicos afirmando que esse negócio de 2 litros por dia é mito; outros, no entanto, enaltecem essa prática.

Ontem, na sala de espera da acupuntura, uma senhora me disse que o irmão dela, que é médico, aconselha a ingerirmos água só até as 16 horas, para “dar um descanso aos rins”. Aí, eu fiquei com a pulga atrás da orelha… Os rins não trabalham 24 horas por dia???

E você, querido leitor, querida leitora, o que acha disso tudo? Quanto você bebe de água por dia?

2 comentários:

Unknown disse...

Olha...eu não tenho conhecimento específico quanto a isso...Mas q a maioria dos profissionais da saúde recomendam beber bastante agua por dia é fato. Leio bastante a respeito tambem, pq comecei praticar esportes recentemente, e sugerem sempre beber bastante agua, no minimo 2 lts de agua por dia, pq nosso corpo é constituido na maioria por ela...perdemos liquidos frequentemente e temos que recompor frequentemente tambem...quanto a urinar bastante ouvi dizer q isso é bom pq "limpamos" nosso organismo mais afundo rs a "nhaca" vai indo embora rsrs..

Bronca no Trombone disse...

Marcelo, muito obrigado por seu comentário. O meu acupunturista diz a mesma coisa: quanto mais água e mais urina, melhor. Algumas fontes dizem que isso é mito, mas, confesso, prefiro acreditar no que sempre ouvi e, sendo mito ou não, eu sigo à risca, bebendo muita água por dia.

Abraços,

André