terça-feira, 14 de julho de 2009

Nascer e pôr-do-sol em qualquer cidade brasileira

Para quem se interessa, por curiosidade ou qualquer outro motivo, e para quem necessita conhecer o nascer e o pôr-do-sol em qualquer cidade brasileira, ESTE SITE vai ajudá-lo.

Tudo o que você deve fazer é digitar o nome da cidade na caixa de pesquisa e, quando vier o resultado, clicar no nome da cidade, que vem sob forma de link.

Agora, se você deseja saber o nascer e ô pôr-do-sol de cidades mundiais, entre NESTE SITE e veja quantas horas de luminosidade há nas principais cidades do mundo.

O destaque é para Reykjavik, na Islândia, onde, hoje, o sol nasceu às 3h40 a só vai se pôr às 23h27! Nas cidades mais acima, em termos de latitude, o sol brilha 3 meses seguidos nesta época, que é o verão lá. Em compensação, no inverno, nessas mesmas cidades, o que se tem são 3 longos meses de noite.

Ah, se você quiser conhecer o nascer e pôr-do-sol de uma cidade que não consta na página inicial, clique em Print your own custom sunrise and sunset calendar e escolha uma cidade da lista ou… vá mais para baixo da página e insira a cidade desejada, precisando, para isso, responder às perguntas e depois clicar em SUBMIT.

Pesquisei a cidade sueca de Kiruna, que tem como coordenadas 67º89 de latitude NORTE e 21º10 de longitude LESTE. O resultado é espantoso. De 1º até 16 de julho, é sol o dia todo! No dia 17, o sol vai nascer exatamente à meia-noite e se pôr às 23h22! Daí para frente, o nascer do sol se dá mais tarde e o pôr-do-sol mais cedo…

6 comentários:

Nanikii disse...

Oie meu amigo, tudo bem com vc?
Passando pra saber como vc tá.
Abração,

Elaine.

Bronca no Trombone disse...

Indo, indo, amiga. Um dia, deprimido, no outro, não tanto...
E você, tudo bem? Voltou para Londrina?

Beijos,

André

PROJETO NOVO IMPULSO disse...

Muito legal esta sua postagem, gostei mesmo.
A paz

Bronca no Trombone disse...

Amigo, é interessante ver como varia e muito o nascer e pôr-do-sol nas cidades brasileiras e mundiais. Daí, tive a idéia de fazer o post.

Obrigado pelo comentário.

Abraços,

André

ivandro disse...

São muitas novidades e emoções.

Bronca no Trombone disse...

De fato, Ivandro. É interessante conhecer algumas coisas da natureza relativas a outras cidades do mundo. Imagine o que é passar 3 meses sem noite no verão e 3 meses sem dia claro no inverno...

Abraços,

André