quarta-feira, 8 de julho de 2009

Você já jogou pinball? E no computador?

champ

Quem tem mais de 30 anos, sabe do que estou falando: de fliperama!

Quem aqui nunca jogou fliperama? Muitos chamam de pinball. O que dá no mesmo.

Eu, nos meus tempos de adolescente descobri o fliperama quando a fichinha custava míseros Cr$ 5,00. Eu tinha 16 anos. Isso foi em 1978. Meses depois, já em 1979, o Juizado de Menores proibiu a entrada de menores de idade nas casas de fliperama. Fiquei meses longe das minhas máquinas.

Tão logo fiz 18 anos, pude voltar a curtir o fliperama, mas sem vício, ainda mais porque eu não tinha dinheiro, dependia de os meus pais me darem. Mas eu gostava de jogar e, modéstia à parte, jogava bem.

Depois de 1983, o fliperama perto de casa fechou e eu fiquei muitos anos sem jogar, só voltando em 1994, no Shopping Ibirapuera. As máquinas eram outras, mais modernas, cheias de regras, efeitos etc.

A fichinha, no início do Plano Real custava apenas R$ 0,60. Logo, peguei a manha de novo e passava horas brincando, pois o meu serviço estava em dia.

Em 2000, já morando em São Vicente (SP) e sem nunca mais ter visto uma máquina de fliperama (as lojas fecharam todas, por causa do videogame), descobri, sem querer que eu podia jogar fliperama no computador!

Aí, chorei de emoção ao poder brincar com as máquinas que, anos antes, eu pagava para jogar. A máquina da foto é uma Champ, importada dos Estados Unidos, ano de fabricação 1973. Seu jogo era um só: fazer bônus para acender bola extra e depois especial. Geralmente, o replay era de 150.000 pontos.

Agora, disponibilizo para você que conhece, e para quem não conhece, um site que tem todas essas máquinas – as mais antigas –, para que você baixe para o computador e jogue… DE GRAÇA!

As mais recentes, ainda não posso disponibilizar, pois o site que abriga as mesas (são mais de 500!) está mudando de servidor e, por enquanto, está fora do ar.

Então, primeiramente, fique com ESTE SITE e baixe as máquinas antigas. Confesso que prefiro as de 1973 para frente. Têm mais jogabilidade. Mas você encontrará máquinas do tempo do onça

Antes de baixar as máquinas, você precisa baixar um programa chamado VISUAL PINBALL, instalá-lo no seu micro na forma padrão, sem alterar o caminho de instalação. Depois, é só baixar as máquinas e guardá-las na pasta TABLES.

Pode ficar tranqüilo, que o programa é freeware, livre de vírus e outras pragas. Até hoje, em 9 anos que eu jogo, nunca baixei uma máquina com vírus. Mas, em todo caso, sempre é bom uma checada. Aí, eu aconselho ir ao site VÍRUS TOTAL e escanear os arquivos que você baixou.

Uma vez acionado o VISUAL PINBALL, você pode configurá-lo. Vá em PREFERENCES, KEYS e faça com que os flipers se movam usando as teclas CTRL, que é melhor do que as teclas SHIFT, no meu entender.

Para pôr a ficha, aperte a tecla 5 (não a F5) e para jogar aperte a tecla 1 ou S (dependendo da máquina). Por default, para soltar a bola é só apertar ENTER. O resto é com você!

7 comentários:

Adrianna Alberti disse...

Oi... gostei muito do blog e principalmente da barra que fica embaixo. Parabéns ;)

Bronca no Trombone disse...

Obrigado pela visita e pelo comentário.
Essa barra já nem me lembro mais como a descobri. Acho que foi em algum post.
E do pinball? Você chegou a jogá-lo? E no computador?

PROJETO NOVO IMPULSO disse...

Tenho um no meu computador as vezes tento mais sou muito ruim kaka
A paz

Bronca no Trombone disse...

Pinball é que nem bicicleta. Precisa de muito treino. Depois que aprende, nunca mais esquece. Eu fazia miséria em uma máquina no shopping lá em São Paulo. Enquanto a dita cuja contava os meus bônus, eu descia, tomava café, fumava um cigarro do lado de fora, subia e a máquina ainda estava contando os meus bônus. Isso foi em 1995. Hoje, tenho ela no meu micro... É muito bom jogar pinball, pois desenvolve o reflexo.

Abraços,

André

Anônimo disse...

Prezado André e rapaziada que gosta de um pinball...
Queria comunicar que existe uma versão mais nova do emulador (VP 9.2) muito melhorada. Site: http://vpforums.org/index.php?automodule=downloads.
Tem que se cadastrar para baixar as mesas e emulador. vale a pena conferir dois mestres da arte de recriar pinballs virtuais:
JP Salas: http://gethome.no/jpsalas/
(bom demais!!!)
& Scapino: http://www.scapinosvpins.com/home.shtm.
Espero ter ajudado.
Abraço a todos os pinbaleiros!
Marcelo

Bronca no Trombone disse...

Marcelo,

Que bom que você deixou esse comentário! Eu estava mesmo esperando o VP Foruns voltar, pois eles mudaram de servidor, pelo que eu andei apurando. Baixei mais de 500 máquinas daquele site. E agora vou voltar lá para ver como o site está!
Valeu pelo comentário e pela dica!

Abração,

André

Anônimo disse...

Amigo faço o q vc falou ,mas na hora de por os arquivos na pasta Tables(as mesas)não aparece para jogar porque o arquivo q pede é o .VTP e os q baixo estão em .FPT e o programa não busca o jogo,me ajude por favor!!!!!