terça-feira, 28 de julho de 2009

OMBRO AMIGO – Seu amigo lhe deve… e não paga

Se você está passando por essa situação, de ter um amigo que lhe pediu dinheiro emprestado e agora não paga de jeito nenhum, avalie o quão importante é essa amizade para você antes de tomar qualquer atitude.

Se é um amigo de longa data, que está passando por alguma dificuldade financeira, converse com ele e tente saber como ele pretende saldar a dívida. Se, de fato, ele não puder lhe pagar agora, sugira que o pagamento seja feito aos poucos, alegando que você também precisa do dinheiro, pois a crise mundial afetou todo o mundo.

Depois de fazer isso, analise o comportamento do seu amigo ante sua proposta. Se ele se mostrar irredutível e der sinais de que não vai pagar o que lhe deve, e pior, de que ele não está nem aí para a dívida, dê-lhe um ultimato, mas faça isso sempre balanceando as coisas, como o tempo de amizade, o que esse amigo representa para você etc.

No entanto, se o amigo em questão dá mostras de que não se importa com sua amizade, diga-lhe que você quer o dinheiro e está acabado.

Nessas horas, o coração fala mais alto e a gente quando empresta algum dinheiro geralmente não se cerca de nenhuma garantia. Se houvesse um documento assinado, rezado em cartório, as coisas seriam mais fáceis de se resolver, principalmente no segundo caso, quando você viraria para o seu amigo que não é tão amigo assim e diria que tomaria as providências legais cabíveis.

Já no primeiro caso, talvez você recuperasse o dinheiro emprestado, mas poderia perder um grande amigo.

É uma situação delicada e cabe a você pensar bem antes de tomar qualquer atitude. A conversa, em ambos os casos, é a melhor solução para se resolver um impasse dessa natureza.

Antes de mais nada, avalie sempre a importância da amizade antes do dinheiro. Muitas vezes, o seu amigo quer lhe pagar, mas não tem como, e se você estiver em uma situação, digamos, mais confortável, tente negociar com ele de todas as maneiras possíveis.

Já no segundo caso, o melhor a fazer é esquecer, porque ninguém precisa de amigos que, na hora H, demonstram não ser tão amigos como você imaginava. Daí, não vale a pena gastar suas energias com uma pessoa que não empenha sua palavra e dá sinais de que não quer pagar o que lhe deve, simplesmente pelo fato de que, quando lhe pediu dinheiro, já sabia que não ia fazê-lo.

Sendo assim, perdoe a dívida e afaste-se desse amigo sem discussões e/ou brigas. O dinheiro acabará surgindo de outro lugar…

2 comentários:

Nanikii disse...

Oie amigo, desculpa a demora.
Vc tá bem??
Eu já consertei lá os comentários, obrigada por avisar.

Bjos,

Elaine.

Bronca no Trombone disse...

Estou naquela, amiga. Um dia bem, no outro não muito, mas vou levando...
Que bom que você consertou lá, assim já posso comentar.
Eu não tenho comentado tanto como antes, porque tenho tido serviço e tenho que aproveitar a coluna sem doer para trabalhar...

Beijão!

André