Se você tem um amigo ou amiga que está passando por dificuldades, seja de qualquer natureza, tente dar apoio, mas não a ponto de sufocar a pessoa.
Espere primeiro que o seu amigo se abra com você, relate o que está acontecendo e só dê conselhos se for solicitado. Caso contrário, fique na sua, pois, nessas horas, um mau conselho pode significar mais problemas para o seu amigo.
Se o seu amigo resolver manter-se fechado, na reserva, não force a barra, tentando dar uma de psicólogo e resolver o problema por ele.
E se o drama do seu amigo for falta de dinheiro e dívidas? Como você vai proceder? Nessas horas, se você forçar muito a barra pode ouvir algo do tipo: “Sabe, estou precisando que alguém me empreste dinheiro, porque tenho muitas contas a pagar e…”. E aí? Se você não tiver dinheiro para ajudar o seu amigo, do que terá valido todo o esforço de arrancar dele o que ele queria manter guardado?
Se for uma amiga, que está desesperada, pois perdeu o namorado, o que adianta você ficar cutucando-a com perguntas indiscretas? O mínimo que você vai conseguir é ser chato…
Então, quando você estiver diante de um problema desses, de um amigo passando por alguma dificuldade, espere que ele chegue em você, desabafe e, se for o caso, lhe peça conselhos.
Mas veja bem o que você vai aconselhar, pois, repito, um mau conselho pode piorar ainda mais a situação do seu amigo.
Nessas horas, seja prudente, comedido, ouça mais e fale menos.
0 comentários:
Postar um comentário