segunda-feira, 27 de julho de 2009

O CD ou o DVD não está tocando? Saiba como fazê-lo funcionar

Se o seu CD ou DVD não estiver tocando (vamos admitir que tocar seja estar funcionando corretamente no drive do seu computador ou, ainda, no seu aparelho de som ou home-theatre), há algumas soluções caseiras para tentar ressuscitar a mídia.

Eu, particularmente, lavo o CD (ou o DVD) com água e sabonete, suavemente. Depois, com muito cuidado, usando papel higiênico de alta qualidade (Neve, por exemplo), eu seco a superfície onde ficam gravados os dados.

Em 80% dos casos, no primeiro banho o problema é resolvido. Às vezes, é preciso mais que uma lavagem.

Já usei cera de polir carro e deu resultado.

Na internet, há quem apele para a saliva e, pasmem!, banana! Sim, isso mesmo: banana!

Pelo que eu entendi, deve-se passar banana na superfície onde os dados estão gravados, em movimentos circulares, com cuidado e, depois, lavar a mídia e secar com papel higiênico (conforme eu disse, de boa qualidade, que não solte felpos).

Ah, vale lembrar que em qualquer tipo de limpeza os movimentos devem ser circulares e muito suaves, a fim de não danificar a mídia.

Eu não me responsabilizo por nenhum dano se você fizer isso em casa e não dar certo.

Estou com um CD Maxwell, cheio de dados antigos importantes, que eu não consigo fazer nenhum dos meus drives do computador lê-lo. Vou apelar agora para a cera de polir carro e ver se recupero o CD e  transporto os dados para um DVD, que é mais seguro, já que são dados de 9 anos atrás…

Boa sorte! E se você conhecer outro macete, escreva nos comentários. Será um prazer conhecer mais truques para limpar CDs e DVDs.

4 comentários:

Consultor Previdenciário disse...

A ideia de lavar o DVD eu fiz uma vez e deu certo.
Vim agradecer sua visita e comentário no meu blog.

Bronca no Trombone disse...

Obrigado pela visita e pelo comentário!
Gostei do seu blog. O meu ainda precisa de muitos upgrades para ficar legal. É que sou novato na coisa. Só 3 meses blogando...

Abraços,

André

LISON disse...

Saudações!
Excelente Post!
Confesso que não conhecia esses recursos que você descreveu. Tenha a certeza que vou aplicá-los...Gostei muito de sua explanação!
Parabéns pelo Post!
LISON.

Bronca no Trombone disse...

Lison,

Obrigado pelo comentário e pelo elogio, amigo! Espero que essas dicas sirvam para todo o mundo.

Abraços!

André