domingo, 12 de julho de 2009

Você sabia que São Paulo já pertenceu à Região Sul?

sao-paulo_ocioso

Há mais de meio século, São Paulo, que hoje faz parte da Região Sudeste, junto com os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, fazia parte da Região Sul, onde ainda havia Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em 1973, quando eu cursava a 3ª série primária, me lembro de ter “dado uma aula” sobre esse tema para a classe, como parte de um trabalho de Estudos Sociais…

O tempo passou e eu sempre comentava isso com os meus conhecidos e amigos. E ninguém acreditava. O pessoal, em sua maioria, acha que as mudanças no mapa do Brasil começaram só em 1975, quando o Estado da Guanabara foi incorporado ao Rio de Janeiro e, quatro anos mais tarde, o Mato Grosso foi dividido em dois, surgindo assim o Mato Grosso do Sul. Em 1988, foi criado o Estado de Tocantins, com a divisão de Goiás em duas partes. Tocantins passou a pertencer à Região Norte, enquanto que Goiás, bem menor, continuava pertencendo à Região Centro-Oeste.

NESTE SITE tem toda a história de como o Brasil era dividido antigamente. Vale a pena ler não só pela curiosidade, mas como uma informação preciosa, pois tem muita gente por aí que não tem idéia de que a Região Nordeste já foi dividida em Ocidental e Oriental, bem como o Rio de Janeiro, assim como São Paulo, também já fez parte da Região Sul.

Na década de 70, se não me engano, vi no jornal (não me lembro qual) a proposta de criação de mais estados. Previam até a formação de um estado chamado Triângulo Mineiro, ou algo que o valha, incluindo apenas aquela região de Minas Gerais.

É claro que, com o passar do tempo novas divisões vão ocorrer. Daqui a 100 anos, por exemplo, um grande bairro de uma metrópole vai virar cidade, assim como uma cidade grande de um estado vai se tornar um estado, e por aí vai. Logo (quando digo logo, quero dizer algo como uns 200, 300 anos…) o Brasil será composto por vários países e o próprio Brasil é capaz de se tornar um continente.

(A IMAGEM PERTENCE AO SITE INDICADO NO LINK DESTE POST)

14 comentários:

Bronca no Trombone disse...

Eu só lembrava de São Paulo ser da Região Sul, pois fiz um trabalho na 3ª série primária sobre isso... As outras divisões, as anteriores, eu nem fazia idéia, como Nordeste Oriental e Ocidental... De fato, os países foram picotados e cada vez mais tem acontecido isso...

Obrigado pelo comentário!

Abraços,

André

PROJETO NOVO IMPULSO disse...

Muito bom seu texto educativo, parabéns.
A paz

Bronca no Trombone disse...

Obrigado, amigo. Eu resolvi postá-lo, pois há 36 anos carrego esta verdade comigo e ninguém acreditava quando eu contava, até que achei esse site.

Obrigado pelo comentário!

Abraços,

André

Iron Mike disse...

Correção... o Triangulo Mineiro não esta ao sul de Minas, esta ao oeste do estado (não esta abaixo mas ao lado direito de quem ve o mapa). Incluindo minha cidade, Uberaba. Abrassss

Anônimo disse...

Cara, fico feliz pelo seu interese no assunto Regioes do Brasil, se quizer saber mais procure o artigo de Fabio M. S. Guimarães "Divisão Regional do Brasil" ou entao na Revista brasileira de Geografia, ano 31, nº4, 1969 tem um artigo tambem chamado Divisao Regional do Brasil de Marilia Velloso Galvao e Speridiao Faissol

Bronca no Trombone disse...

Eu me interesso muito por essas coisas, mas, infelizmente, não tenho acesso a essas publicações de que você falou, pois moro numa cidade pequena, cuja biblioteca é minúscula e provavelmente não vai ter essas publicações. Se houvesse algo a mais na internet...

Obrigado pelo comentário!

Abraços,

André

Bronca no Trombone disse...

Iron Mike,

Ops, falha nossa, como dizia aquele personagem do Jô. Escrevi na correria e olha o que deu!
Obrigado pela correção. Inclusive, vou corrigir o post agora...

Abração e obrigado também pelo comentário!

André

Mandarim em Joinville disse...

Tinhamos que separar o Sul. E digo mais, podem ficar com o Paraná, só SC e RS já são mais do que suficientes para criar uma nção bem melhor.

Bronca no Trombone disse...

Matheus,

Isso vai ocorrer mais dia menos dia, mas, provavelmente, não estaremos vivos para presenciar. A tendência é essa e não é um caso de segregação, mas de seguir o curso natural das coisas. Afinal de contas, o Brasil, pelo que me lembre, lá no começo, era dividido só em Norte e Sul, não é mesmo?

Obrigado pelo comentário!

Abraços,

André

Anônimo disse...

olha eu novamente
procurei na net algo para vc:
http://www.slideshare.net/virnoka/era-cenozica-1498107
este link mostra didaticamente a maioria dos mapas das regioes brasileiras

http://biblioteca.ibge.gov.br/colecao_digital_publicacoes_multiplo.php?link=RBG&titulo=Revista%20Brasileira%20de%20Geografia%20-%20RBG

ai tem as revistas brasileira de geografia procure a de 1969, v.41, nº4, pg 179 (no PDF é a pg 201)

Bronca no Trombone disse...

Valeu!!! Muito obrigado! Vou entrar nesses sites agora!

Obrigado de verdade!

Abraços,

André

Bronca no Trombone disse...

Fui nos dois links. Esplêndido! São Paulo pertenceu à Região Sul até o final da década de 60. E a revista do IBGE eu baixei para o micro.

Valeu mesmo!

André

Gissele Fialho disse...

Adorei encontrar esse blog. Pois hoje isso foi comentário na minha casa e meu filho não queria acreditar em mim. Pois achava que São Paulo sempre pertenceu à Região Centro-oeste.
Obrigada pelo esclarecimento, não sabia como provar a verdade!

Gissele Fialho disse...

Fiquei muito feliz em achar seu comentário, porque consegui provar ao meu filho que não estava caducando. Mas que São Paulo já fez parte da Região Sul. Obrigada!

Continue postando seus conhecimentos!
Um abraço, Gissele