quarta-feira, 20 de maio de 2009

Cegueira X Dor nas costas

dor nas costas

O artigo a seguir diz, entre outras coisas, que um cego, apesar de não enxergar como a vida é, muitas vezes não se sente infeliz por isso. Eu conheci, ao longo da minha vida, cegos que eram felizes, viviam rindo e, inclusive, alguns brincavam com a sua deficiência visual.

O artigo vai mais além quando diz que quem sofre de dor nas costas, em especial dor crônica (ou seja, aquela que está sempre ali incomodando) têm seu humor azedado a cada pontada dolorosa que sente.

Perdoem-me, mas o artigo está em INGLÊS, e me foi enviado pela minha nova seguidora no Twitter, a Liana. Os méritos são todos dela.

http://www.boston.com/bostonglobe/ideas/articles/2009/05/10/perfectly_happy/

Acompanhe a reportagem, pois vale a pena. Eu tenho discopatia degenerativa na 4ª e 5ª vértebras, ou seja, estou com perda óssea, justo eu, que até o início da década de 90, me fartava de tomar leite – eram 4 litros por dia! – e sempre comia queijo e outros alimentos com cálcio.

O que eu tenho, trocando em miúdos, nada mais é do que uma espécie de osteoporose masculina. Cura para isso? Acho impossível. No entanto, dá para fazer com que o processo degenerativo seja mais lento. É por isso que eu faço acupuntura. E o meu acupunturista é, na minha opinião, um dos melhores médicos que já conheci ao longo dos meus 47 anos de vida.

Por isso, se você sofre com lombalgia e outras doenças de coluna, procure um médico. O ideal é ir atrás primeiro de um fisiatra (o Dicionário Aurélio diz que fisiatra é o especialista em fisiatria (é?), que é uma forma de tratamento mediante o emprego de um agente físico, como, por exemplo, calor, eletricidade) ou um clínico geral. Eles, após ouvirem suas queixas e examiná-lo saberão que médico indicar depois: um ortopedista ou um neurologista.

No meu caso, o tratamento é mais neurológico que ortopédico, já que eu apresento as chamadas parestesias (sensações incômodas de calor, queimação, formigamento, dormência…). Gente, é terrível! Basta eu abusar e ficar muito tempo sentado ao computador e aí começam as manifestações clínicas da doença.

Espero que essa reportagem, mesmo sendo em inglês, possa trazer algum alento para quem sofre de dor crônica lombar.

Saudações!

(A IMAGEM PERTENCE AO SITE:http://www.fisterra.com/salud/dibujosJY.asp)

0 comentários: