quarta-feira, 20 de maio de 2009

Parábolas para refletir

Com vocês, a última parábola…

 

AS TRÊS PENEIRAS

Três peneiras

Cardoso foi transferido de projeto. Logo de cara, para fazer média com o chefe, chegou em sua sala querendo contar-lhe as boas novas:

- Chefe, o senhor nem imagina o que andam falando por aí a respeito do Lineu. Me contaram que ele...

Não conseguiu completar a frase, pois o chefe, sutilmente, o interrompeu:

- Espere um pouco, Cardoso. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?

- Que peneiras, chefe?

- A primeira, Cardoso, é a da VERDADE. Você tem certeza absoluta de que esse fato é verdadeiro?

- Não tenho, não. Não há como saber isso! O que sei foi o que me disseram...

- Então, Cardoso, sua história já vazou pela primeira peneira. Então, vamos para a segunda peneira, a da BONDADE. O que você queria me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?

- Claro que não, chefe!

- Seu relato vazou pela segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira que é a UTILIDADE. Você acredita ser necessário me relatar esse fato ou mesmo passá-lo para frente?

- Não, chefe. O senhor tem razão. Passando pelas três peneiras, de fato, o que eu ia lhe contar não serve para nada...

- Pois é, Cardoso. Se as pessoas usassem essas peneiras, elas seriam mais felizes e evitariam muitos aborrecimentos em suas vidas. Da próxima vez em que aparecer um boato por aí, faça-o passar pelo crivo dessas três peneiras: VERDADE, BONDADE, UTILIDADE, antes de ficar tentado a passá-lo adiante. E sabe por que digo isso?

- Acho que sim, chefe...

- Porque pessoas inteligentes falam sobre idéias; pessoas comuns falam sobre coisas e pessoas medíocres falam sobre pessoas.

Antes de sair por aí comentando as fraquezas do vizinho, do conhecido, você já parou para pensar se você não tem certos “ajustes” a fazer em sua própria vida?

 

(A IMAGEM PERTENCE AO SITE:http://www.bonsaitreessouthampton.co.uk/Bonsai%20Tools.htm)

5 comentários:

Mr.Jones disse...

Bom seria se essa parábola fosse aplicada em todo planeta.
duas palavrinhas seriam banidas.
Calúnia e difamaçao

ivandro disse...

Se cada um fizer o que o chefe pediu,então vai acabar o nosso tempo de tanta fofoca e mentira exelente parabola.

Bronca no Trombone disse...

Mr. Jones, concordo com você. Um dos maiores males da convivência humana é a fofoca, pois, por trás dela, sempre vêm a mentira, a difamação, a calúnia...
Obrigado por visitar meu blog, por ter deixado um comentário e... volte sempre que quiser!

Abraços,

André

Bronca no Trombone disse...

Ivandro, não tenha dúvidas. Conforme eu respondi para o Mr. Jones, um dos maiores males da convivência humana é a fofoca, que carrega consigo sempre a difamação, a mentira e a calúnia. Já vi amizades de décadas serem destruídas por causa de uma mera fofoca.

Obrigado pelo comentário e volte sempre que quiser ao meu blog.

Abraços,

André

ProfessorNelsonMS disse...

André,

Este texto é resultado de muita sabedoria.

Eu procuro, sempre que possível, abrir novos enfoques sobre assuntos que faço reflexões. Aliás, o nome do meu blog Fatos e Ângulos é a prova disso. No caso desta bela parábola, faço uma analogia com uma ferramenta científica chamada ´Tratamento da Informação´. Em outras palavras, a versão científica dessa parábola é o Tratamento da Informação, que aliás, é um assunto fascinante para estudar.

Parafraseando Pietro Ulbaldi (no livro "A Grande Síntese") eu digo : "Para aqueles que creem com a fé, temos esta parábola, para os que creem com a razão, temos o Tratamento da Informação."

Ambas são válidas, cada uma alcança um tipo diferente de pessoa.

Gostei muito do post, até porque, neste mundo onde não há um ser humano perfeito, precisamos nos lembrar, constantemente, deste ensinamento para que, por descuido, não venhamos a incorrer neste tipo de erro.

Parabéns pelo post !

Um abraço.

Nelson