terça-feira, 19 de maio de 2009

Neve em São Paulo

neve

Você sabia que já nevou em São Paulo, capital? É verdade. Mas isso foi lá no século passado. Alguns autores dizem que foi em 1917; outros, afirmam que foi em junho de 1918.

O link abaixo remete para uma página da Wikipédia que fala sobre NEVE. Rolando a página, você verá, mais embaixo, onde mais caiu neve no Brasil pelo menos uma vez na vida. É surpreendente…

http://74.125.95.132/search?q=cache:6EWHtZcftXQJ:pt.wikipedia.org/wiki/Neve+neve+s%C3%A3o+paulo+1917&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

Hoje, isso seria quase impossível de acontecer. Quando os termômetros vão a 7ºC em São Paulo já vira notícia!

Quando morei lá, me lembro, a década de 70 foi muito fria nos meses de julho e agosto. Vi geadas em 1974, 1975 e 1979.

E ficou perto de nevar, segundo um tenente meteorologista da FAB, numa noite de inverno, onde só faltava a temperatura cair mais 1ºC, mas não caiu. Havia umidade, nebulosidade e precipitação, tudo o que é necessário para nevar. Mas, infelizmente, os termômetros subiram um pouco, cessada a precipitação (chuvisco leve intermitente), afastando totalmente a possibilidade de queda de neve.

Também, se nevasse, seria algo como água-neve, uma neve muito rala. Mas, sem dúvida, muita gente iria se emocionar…

(A IMAGEM FOI RETIRADA DO SITE: http://www.sakri.net/blog/2007/12/20/snow-flakes-flex3-cairngorm-papervision-tweener-snow-flakes/)

4 comentários:

Rodrigo disse...

1918 foi a ultima vez que nevou oficialmente, ou seja que o inmet registrou, só que o problema é que a estação do inmet fica no ponto mais quente da ilha de calor urbana de São Paulo, por exemplo eu registrei -1,8°C aqui em Vargem Grande Paulista, um amigo registrou -2,6°C na cidade de Caieras, na serra da cantareira,no ano passado(2009), mas, nesses mesmos dias, inmet só registrou 7°C no centro de São Paulo.

Na década de 1970 deve ter nevado nas áreas mais afastadas do centro de São Paulo e nas cidades vizinhas, meu pai que morava na cidade de Embu na década de 1970 viu carros e caminhões cobertos de neve quando acordou em uma manhã de inverno em 1975, documentos do século XIX, relatam pessoas usando agasalhos em São Paulo em pleno mês de Fevereiro, relatam também grandes geadas, que formavam estalactites de gelo de cerca de 4 centimentros e camadas de gelo na superficie dos rios da cidade e queimavam a vegetação, outros documentos nos relatam neve em vários anos, baseado pelos anos dos documentos, sabemos que nevava em média a cada 10 anos em São Paulo, tanto que a araucária ocorria em grande escala em toda a região metropolitana de São Paulo, a ponto de dar o nome para o rio Pinheiros e para o bairro de Pinheiros.

Bronca no Trombone disse...

Rodrigo, muito obrigado pela visita e pelo comentário super bacana, que só acrescentou ao meu modesto post.
Fiquei interessadíssimo em saber mais sobre o assunto. Você, por acaso, gosta de meteorologia, coleciona dados e fatos históricos? Precisamos conversar, amigo.

Muito obrigado mais uma vez.

Abraços,

André

Rodrigo disse...

Olá André, sim eu gosto de meteorologia, acompanho as temperaturas à quase 3 anos, quanto aos dados históricos eu tenho alguns, não muitos, mas existem estudos que utilizam vários documentos, por esses estudos sabemos que no centro de São Paulo a temperatura média subiu 3°C, um estudo da USP, mostra que a diferença de temperatura ,entre o centro de São Paulo e as áreas com mais áreas verdes, pode chegar a 10°C em alguns dias, mas dificilmente essa diferença fica abaixo de 3°C, isso nos dias em que a diferença é menor.

Vou passar uns links de 2 documentos muito interessantes para você ler.

Estudo da climatologia histórica de São Paulo.
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:XTH0UsXRi9gJ:www.geo.ufv.br/simposio/simposio/trabalhos/trabalhos_completos/eixo4/019.pdf+a+f%C3%B4r%C3%A7a+do+frio+torna-se+horrivel,+sendo+maior+em+junho,+julho+e+agosto:+nesse+tempo+vimos+muitas+vezes+n%C3%A3o+s%C3%B3+as+geadas+espalhadas+pelos+campos+a+queimarem+arvores+e+ervas,+como+tambem+a+superficie+da+%C3%A1gua+toda+coberta+de+gelo&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESj19m8SLSSK6ZHe1OIv02sDmDRY6Ph2Z2zkJ6BWTgiMFxpwYTj796hZzD7kUTRaI4QjxYrtwOmHhhpNUqI8LGQ9j6rDmc-TNkEy45G7RW0IJpw6NcKjEzHh-wzlDr_4yuG8Ou0D&sig=AHIEtbQlpk48vLRGaraGP3Eywch29_e3YA

Carta de São Vicente
http://www.semarh.pb.gov.br/comites/rbma/pdf/cad7.pdf

Bronca no Trombone disse...

Rodrigo, muito obrigado pelos links que você me enviou. Só agora pude dar-lhe retorno, amigo.
Vou ver os links com calma e depois eu te falo o que achei. Devem ser bem interessantes.
Não me manifestei antes por causa da depressão. Tenho ficado pouco no micro e mal tenho entrado na internet.

Abração!

André