quinta-feira, 21 de maio de 2009

Depois falam mal da Televisa

A Globo.com prometeu, 4 anos e meio atrás, que haveria disponíveis em seu Globo Media Center todo o acervo da emissora (bom, foi o que li numa matéria de um portal, se não me engano o UOL), e que, a partir daquela data, todos os capítulos de novelas seriam armazenados. O número de vídeos adicionados por dia seria algo próximo a 600.

Não é o que eu vejo! Outro dia, fui procurar um capítulo de “Malhação”, de meses atrás, e o vídeo não estava disponível.

Outra coisa: a a qualidade dos vídeos da Globo deixa a desejar, mas isso talvez se deva ao fato de haver muito tráfego e a qualidade cair um pouco.

Agora, vejam o vídeo do primeiro capítulo 1 da novela “Fuego en la Sangre”, exibida pela Televisa, do México. Reparem na qualidade do vídeo e do áudio.

Faz quase 2 anos, comprei compactos de duas novelas da Televisa: “Os Ricos Também Choram” e “O Direito de Nascer”, por uma mixaria cada estojo com 4 ou 5 DVDs. Nada pirata, não. Comprei na Amazon.com.

Por que a Globo e as outras emissoras não seguem o mesmo caminho, se vemos tantas pessoas, principalmente em fóruns e no Orkut clamando por reprises de novelas antigas?

Sabe-se que muita coisa se perdeu na Globo devido a incêndios e também ao fato de, nas décadas de 60 e 70, eles regravarem por cima da fita, ou seja, o pouco que resta, mais da década de 70, são os 2 primeiros capítulos, alguma coisa do meio da novela e o último capítulo.

Inteiras, pelo que sei, estão “O Bem Amado”, “Irmãos Coragem”, talvez “Selva de Pedra” (1972), mas acho que só em compacto e mais alguns títulos.

Eles passaram a não apagar mais as fitas na década de 80, mas não sei em que ano. Penso que de “Roque Santeiro” (1985) para cá, a Globo tenha tudo arquivado.

A Televisa, ao contrário, tem um portfólio de novelas antigas de deixar os fãs babando. Veja só: “Os Ricos Também Choram” é uma produção de 1979 e “O Direito de Nascer”, de 1981! A imagem e o áudio estão ótimos!

Vejam um pouco do capítulo de “Fuego en la Sangre”…

0 comentários: