domingo, 24 de maio de 2009

Região Sul terá frio intenso nos próximos dias

frio

Na Argentina, os termômetros estão elevados. Buenos Aires registrou, nos últimos dois dias, máximas de até 30ºC, condição que indica a presença de ar frio na retaguarda, ar frio que vai empurrando o ar quente, para tomar o seu lugar. É assim que acontece quando uma frente fria avança.

A frente fria baixará as temperaturas na Argentina, podendo ocorrer as primeiras quedas de neve nas regiões altas e do centro para o sul do país.

Depois, avançará para o Brasil, derrubando as temperaturas na Região Sul, que andam com máximas entre 26ºC e 30ºC. Devem ocorrer geadas nas regiões serranas.

Isso, dependendo do deslocamento da frente fria e por onde entrará a massa de ar polar, fará as temperaturas máximas caírem rapidamente em toda a região centro-sul do Brasil. As mínimas nos estados do Sul ficaram bem baixas. São Joaquim poderá ter neve, bem como outras regiões próximas, e altas.

Veja, enquanto dá tempo, o link da página do Ogimet, um portal espanhol de meteorologia que mostra as maiores e menores temperaturas em todos os países do mundo. AQUI, NESTE CASO, AS MÁXIMAS E MÍNIMAS NA ARGENTINA ONTEM, DIA 23 DE MAIO.

A entrada do portal é neste LINK. Nesse site, você pode escolher entre ver as temperaturas máximas e mínimas Mundial, do Hemisfério Norte, Hemisfério Sul, Continentes e Países. Para isso, clique em RANKING METEOROLÓGICO, no ÍNDICE DE CONTENIDOS.

Na dúvida, quando você vir alguma coisa que julgue estranha, clique no nome da localidade e veja o histórico, a fim de saber se foi ou não errada a informação prestada. Para isso, é só seguir uma linha de raciocínio simples: imagine uma localidade que tem máximas em torno dos 30ºC há vários dias e, de repente, aparece lá 50ºC. Algum erro deve haver. É aí que você deve pesquisar o histórico e tirar suas próprias conclusões.

Por falar nisso, as máximas no mundo, ontem, foram:

Yalooni (Oman), 53ºC. Correto! Vi no histórico que, dias atrás, houve máximas de 54ºC! Normal, pois Oman e região são quentes entre maio e agosto.

A mínima, no mundo todo, foi –68,2ºC, em David Lgb 46, na Antártida. Normal. Até agosto os termômetros caem a -80ºC nessas regiões, como Vostok, por exemplo. Com o vento forte, a sensação térmica chega a ser de - 120ºC!

(O LINK PARA O SITE ONDE ESTÁ A FOTO SE ENCONTRA NA PRÓPRIA IMAGEM. BASTA CLICÁ-LA. DIREITOS RESERVADOS AO PROPRIETÁRIO DA FOTO)

0 comentários: