quarta-feira, 13 de maio de 2009

Onde Está o Uóli? – PARTE 3

O trânsito daquela cidade é terrível, mesmo ela sendo pequena. Na temporada, nem se fala. Para andar 10 centímetros, Uóli disse que seu carro demorou mais de 20 minutos. E eu acredito nele.

Uóli é jornalista. É, de verdade. Tem MTB e tudo. Aí, ele percorreu alguns jornais da cidade com propostas inovadoras. Além de não ser atendido em alguns, em outros foi elogiado por suas idéias, mas estas só vingariam se ele chegasse patrocinado, isto é, se ele, um jornalista, desse uma de captador de anúncios, e perdesse o dia todo na rua tentando vender anúncios. Entre as propostas que Uóli apresentou estavam: coluna de variedades, curiosidades, estatísticas, passatempos, palavras cruzadas, enfim, muita, mas muita coisa que nenhum jornal daquela cidade tem.

Mas pensam que o Uóli desistiu fácil? Não! Ele bateu perna pelo comércio da cidade e, entre outras coisas, ouviu o seguinte de um comerciante, um cara cheio do tutu na época: “Escreve lá a sua coluna, fala do meu comércio e, dependendo, eu anuncio, tá bom?”.

Uóli pensou em um programa de rádio. Investigou e foi até a emissora líder de audiência na cidade. Propôs um programa dominical, para o fim de noite, só com músicas do passado e instrumentais, justamente para relaxar o ouvinte e prepará-lo para a segunda-feira. O dono da rádio achou a idéia sensacional, mas disse a Uóli que ele teria que comprar o horário e correr atrás de anunciantes.

Foi aí que Uóli pensou consigo mesmo: “O esporte preferido dessa gente só pode ser corrida”.

Uóli, que nunca teve problemas para dormir (aliás, dormia até demais...), passou a ter insônia, pois foi obrigado a agüentar a cachorrada da vizinhança latindo o dia todo, principalmente de noite e de madrugada. Foi aí que Uóli conheceu os famosos remédios de tarja preta. Está viciado neles. Gozado, Uóli tem bicho de estimação e o seu bicho não perturba ninguém...

Por falar em remédios, Uóli nunca gastou tanto dinheiro em farmácia como gasta naquela cidade onde mora. É que ele passou a ser depressivo, tem um problema degenerativo nos discos vertebrais, vitiligo, e por aí vai. Quando Uóli entra na farmácia, o vendedor já esfrega as mãos, pensando na comissão que irá ganhar depois.

0 comentários: