quinta-feira, 14 de maio de 2009

Como tem gente estranha neste mundo virtual!

Desde 1996, entro na internet, portanto, há 13 anos eu navego na rede e posso dizer que já vi de tudo um pouco.

Mas o que mais tem me intrigado é o comportamento de certas pessoas no Orkut.

O sujeito te adiciona, te faz uma pergunta e você, educadamente, responde o mais rápido possível. Aí, em seguida, pergunta algo a ele e a resposta não vem.

De repente, te dá uns cinco minutos e você resolve ir na página de recados do gajo e descobre que o seu recado foi solenemente deletado!

Outra coisa que me incomoda muito: uma pessoa que você nunca viu na vida te adiciona como amigo e não te envia um scrap, nada. Para que a pessoa faz isso? Para dizer que tem mais um amigo em sua lista?

Vejo certos perfis que contam com mais de 900 amigos. Eu corto a mão fora se a pessoa que tem tantos amigos assim consegue dar a merecida atenção a cada um deles.

Aí, o leitor pode dizer: “Mas você não acha estranho aquele sujeito que tem só 2 ou 3 amigos em seu perfil?”.

Eu respondo que não. Pois posso garantir que esses 2 ou 3 amigos são amigos dele de verdade, e ele só aceita gente conhecida no seu perfil.

Ontem, eu fiz uma rapa na minha lista de amigos. Tinha 98, passei a peneira e restaram só 74.

Era gente que não me respondia quando eu escrevia, outros que me adicionaram e até então eu não sabia o porquê de o terem feito e ainda mais alguns com quem eu, com o passar do tempo, percebi que não tinha afinidade alguma.

Quem ficou, é porque tem a ver comigo em pelo menos algum aspecto.

Ficar colecionando amiguinhos no Orkut é coisa de criança, na minha opinião. A não ser que a pessoa conheça todos aqueles (tenha estudado ou trabalhado com eles). Aí, é diferente.

O Orkut tem dezenas de milhares (se não mais) de comunidades.  Sérias, eu conheço poucas. A maioria que eu entrei até hoje tinha tópicos assim: “Você beijaria a pessoa de cima?”, “Jogo do…”, e por aí vai.

Uma comunidade legal, que eu gosto de entrar, porque é organizada e não tem essas criancices é uma de e-books. A moderadora é taxativa ao não permitir uma série de coisas, entre elas, joguinhos, ofensas, discussões entre os membros etc.

E, por último, venho alertar para quem gosta de clicar naquelas imagens coloridas e brilhantes, que trazem um link logo abaixo do tipo “Recados não sei do quê”. Cuidado: a maioria tem vírus e outras pragas.

NÃO CLIQUEM NOS LINKS OFERECIDOS ABAIXO DAS IMAGENS, SENÃO SEU COMPUTADOR VAI FICAR INFECTADO POR ALGUMA PRAGA QUALQUER.

19 comentários:

Terezinha Bolico disse...

Eu estou na rede desde 1999 e já ví coisas que não ostaria de ter visto. Seriedade achei poucas e amigos poucos também...mas sempre tem algo que faz valer a pena estar aqui.
Adorei teu blog, com certeza voltarei muitas vezes.
abração
(terezab-diHITT)

Káty disse...

Ola conheci seu blog pelo Dihitt, adorei seu post e penso como vc. A net tem por vezes gente mto estranha, e eu vou mais alem tem tb gente literalmente psicotica. Abçs e sucesso p/ o seu blog.

Bronca no Trombone disse...

Káty, obrigado por visitar o meu blog e postar um comentário tão bacana! É, nesta internet tem de tudo. Já vi cada coisa. O Orkut, para mim, é campeão. A maioria dos perfis ali é falsa, na minha opinião. Quem tem perfil verdadeiro, não querendo rotular, não está bem consigo mesmo (eu sou um exemplo) e usa o Orkut para amenizar seus problemas.
O que me chateia é gente grosseira, que te procura, te pergunta algumas coisas, você responde e quando você procura a pessoa ela te ignora solenemente. Ou seja: só te procurou por interesse...

Continua visitando o meu blog. Tem coisas legais nos posts anteriores. Você vai gostar!

Beijos,

André

Bronca no Trombone disse...

Tereara, obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário.
O pessoal pensa que internet é território sem lei, e não é! Aí, muita gente pinta e borda, porque sabe que, lá no fundo, vai sair impune, pois este país tem lei, sim, mas elas só valem para os pobres coitados. Eu canso de denunciar comunidades que vejo no Orkut (pedofilia, maus tratos a animais etc).

Gostaria muito que você voltasse mais vezes ao meu blog. Nos posts anteriores tem muita coisa legal, e também algumas bem polêmicas.

Beijos,

André

Augusto disse...

Olá,

Vim convida-lo a participar da promoção que vai sortear domínios .com .net no blog da www.infoxcomp.com

Conto com sua participação!

Abraços!!!

Anônimo disse...

É, suas reflexãoes batem muito com o que penso. Eu tenho muitos amigos no orkut, mas, moro numa cidade de 18 mil habitantes e aqui todos se conhecem, o orkut para nós serve como uma ferramenta de recados, uma forma de cumprimentar pelo aniversario, casamento, etc.
Mas, add pessoas que não conhecemos só para ter números de amigos é o ô do brogodô, né?
Parabéns!
Bjux

Anônimo disse...

Eu uso muito pouco o orkut, mas se alguém pede para me adicionar eu aceito, não faço maiores investigações. Mas tenho poucos adicionados.

Bronca no Trombone disse...

Olá, Catarino! Obrigado por ter deixado também um comentário no meu blog.
Como eu te disse lá no diHITT, eu antes de aceitar alguém dou uma espiada no perfil da pessoa. Se tiver algo de estranho, nego. Se não, aceito. Mas se a pessoa passa um tempão ali, sem falar nada, sem mandar um "oi", quando me dá os cinco minutos, eu saio deletando todo o mundo que tem essas características.
É assim que de tempos em tempos eu dou uma saneada no meu Orkut.

Abraços e volte sempre que quiser ao meu blog.

André

Bronca no Trombone disse...

Cucasuperlegal,

Vocês usam o Orkut corretamente, como se fosse, guardadas as proporções, um telefone, um mensageiro. Aí, é normal ter muitos amigos no perfil, porque todos se conhecem. Mas tem gente que sai à cata de scripts e programinhas para aumentar número de amigos no perfil, sabia? Canso de ver isso em blogs.

Obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário bacana que você fez.

Volte sempre que quiser!

Beijão!

André

ivandro disse...

Bom o que voçê falou eu também ja observei pessoas qua adicionam a gente e nem um oi dão,mais para mim este comportamento esta em todas redes socias,por exemplo nas redes de noticia a gente vota neles,segue e comenta e a pessoa nada.
Quero agradescer seus comentarios em meu blog voçê esta liderando a lista de comentaristas.

Fox Xavier disse...

Excelente post, to no orkut desde o início da rede, já vi muita coisa acontecer por lá!Uma das coisas mais odiavies é alguém que nunca te viu na vida, vem na cara de pau te adicioanr com os dizeres "me add"

O pior são aqueles que nunca falam com vc, mas quando chega final de semana e datas comemorativas vem lhe desejar bons votos a espera de um scrap de resposta!

Bronca no Trombone disse...

Fox,

Eu te respondi lá no diHITT. Mas faço um resumo aqui para o pessoal que não leu o meu comentário lá.
Estou no Orkut desde julho de 2004 e já vi de tudo, principalmente esse pessoal a que você se referiu, que fica implorando para você adicionar. E acrescento o que não falei lá no diHITT: tem gente que você adiciona e todo dia te manda uma coisa (ou figurinhas, ou coisa de religião etc). É terrível.

Obrigado por visitar meu blog, deixar um comentário e... volte sempre que quiser!

Abraços

André

Anônimo disse...

Nem todos os links de recados animados tem vírus. Os do meu site www.recadodigital.net não tem, e de diversos outros sites também não.

Bronca no Trombone disse...

Castrodigital,

Foi bom você ter falado isso, pois conheço muita gente, muita gente mesmo que perdeu tudo que tinha no HD por causa do Recado Fofo e outros. Então, é bom que os leitores saibam que o seu site é limpo, é digno e confiável.
Então, gente: podem entrar no link do Castrodigital sem problemas.

Obrigado pelo comentário e pelo alerta. Isso é muito importante nos dias de hoje, onde se encontra de tudo na internet.

Abraços,

André

Bronca no Trombone disse...

Castrodigital,

Acabei de entrar no seu site. Realmente, não tem nada a ver com aqueles dissiminadores de vírus.
Vou até fazer um post rápido e dar o link do seu site para os meus leitores te visitarem.
Vi que você faz um trabalho sério e tem variedades no site.
Gostei. Vou adicioná-lo aos favoritos do meu navegador.

Aquele abraço,

André

Janio da Made in Blog disse...

Você disse boas verdades.

Agora vamos falar de indexadores de notícias com relacionamentos, estes são tudo de bom, se o cara quiser aparecer tem que mostrar conteúdo.

Eu tenho alguns amigos que não vejo a algum tempo, fico torcendo para que coloquem um texto que chame a atençao para que eu os visite e interaja com eles.

Isto é o que eu chamaria de evolução do pensamento.

ABÇs

Wander Veroni Maia disse...

Oi, André!

Gostei do seu relato sobre o Orkut. Assim como nesta rede social há nos blogs pessoas também interessadas só nos números. Acho isso uma perde de tempo! Sou um pouco chato: só adiciono pessoas que conheço ou blogueiros que já converso há algum tempo. Fiquei feliz por encontrar um companheiro de profissão no diHiTT. Temos o layout do blog parecidos...hehehe.

Abraço e sucesso!

Bronca no Trombone disse...

Janio,

Você tem razão. Sites como o diHITT, por exemplo, são seletivos por natureza. Não entra molecada, a não ser que o "moleque" tenha algo para mostrar. Aí, a gente não vai achar que ele é moleque. O Orkut virou bagunça porque eles permitem que qualquer um faça um perfil. Cansei de denunciar perfis fakes que estavam atazanando a vida de uma amiga minha; sugeri ao Orkut que começasse a exigir cadastros mais rígidos, como número de RG e CPF. Pronto. Fazendo isso, 80% desses perfis sumiriam, ou melhor, nem poderiam aparecer!

Obrigado por visitar meu blog e pelo comentário.

Volte sempre que quiser!

Abraços,

André

Bronca no Trombone disse...

Wander, obrigado pela visita e pelo comentário que você deixou.
Eu mudei o layout ontem, pois estava achando o anterior (marrom) meio pesadão. O verde passa mais suavidade na minha opinião.
Quanto ao Orkut, já cheguei a ter mais de 140 pessoas no meu perfil. Dessas, 80% nunca me deram um "oi" sequer. Aí, um dia me deu a louca, fiz uma limpa e me senti até aliviado. Agora, por esses dias, fiz outra dessas limpas: expurguei 24 pessoas.
E vou começar a pensar mil vezes antes de aceitar um pedido de amizade, pois muitos fazem isso só para "fazer números".
Ah, somos blogueiros, sim, mas você deve estar anos-luz a minha frente, pois eu ainda sou "blogueiro de primeira viagem". Comecei a blogar mesmo em abril e ainda tenho muito o que aprender... Mas eu chego lá um dia, se Deus quiser!

Abraços e volte sempre!

André