terça-feira, 19 de maio de 2009

Parábolas para refletir

Dando continuidade às parábolas, apresento-lhes…

 

A VERDADEIRA PAZ

pássaro

Certa vez, muito tempo atrás, um rei ofereceu prêmio ao artista que fosse capaz de retratar a verdadeira paz em uma pintura.

Muitos artistas, de todas as partes do mundo, tentaram. O soberano olhou, atentamente, cada uma das pinturas, mas apenas duas lhe chamaram realmente a atenção.

A primeira mostrava um lago quieto, de águas paradas. Esse lago era um verdadeiro espelho, capaz de refletir as montanhas que estavam ao seu redor. No topo dessas montanhas, podia-se ver o céu azul com algumas poucas nuvens brancas. Todos os que olharam para essa pintura acreditaram que ela era, de fato, o símbolo da verdadeira paz.

A segunda pintura também apresentava montanhas. Mas estas eram sinistras, quase sem vegetação. Sobre elas havia um céu carrancudo, repleto de nuvens negras. Também eram vistos raios e chuva. Essa pintura não mostrava nada de tranqüilo.

Quando o rei observou mais atentamente, notou que, no meio daquele cenário tenebroso, havia uma árvore. Nesta árvore, um ninho estava instalado. E ali, no meio daquela chuva violenta, estava um passarinho sossegadamente dentro do seu ninho.

Na hora, o rei escolheu esta como a pintura que retratava a verdadeira paz. Após inúmeros protestos, ele justificou sua escolha:

“Paz não quer dizer estar num lugar sem ruídos, sem problemas ou sem dor. A verdadeira paz é estar no meio de tudo isso e, mesmo assim, termos o nosso coração calmo. Este é o real significado da paz”.

Muitas vezes, procuramos a paz do lado de fora, enquanto deveríamos, primeiramente, buscá-la dentro de nós.

 

(A IMAGEM PERTENCE AO SITE: http://www.panoramio.com/photo/1723356)

2 comentários:

ivandro disse...

Este genero parabola é muito bom não é a toa que jesus ensinava através delas,podemos tirar lições para nossa vida diaria,e esta especifica foi muito profunda,gosto quendo leio algo que me acrescenta algo e esta postagem veio ao meu gosto.

Bronca no Trombone disse...

Obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário, Ivandro.
De fato, esse tipo de história me atrai muito. Cheguei a comprar um livro recheado delas (não me lembro do título), mas os cupins devoraram (aliás, já devoraram quase tudo o que trouxe de São Vicente-SP). Nesse livro havia história sensacionais, algumas com uma página, mas sempre encerrando muita sabedoria. Vou pesquisar mais na internet e depois dar prosseguimento à série.

Abraços,

André