domingo, 3 de maio de 2009

Preço do leite dispara!

leite

Vocês já devem ter percebido que o preço do leite disparou nos últimos dias. Quem pagava, em média, R$ 2,00 por um litro de leite, de marca boa, embalagem longa vida, agora chega a pagar até R$ 2,50.

A justificativa (odeio quando tentam enganar o povo!) é de que está havendo muita exportação do produto, deixando o mercado interno desabastecido. Assim sendo, os preços tendem a subir, pois a procura é maior que a oferta!

Agora, pergunto: que merda de país é este que permite uma coisa dessas? Primeiro tem que abastecer aqui dentro, depois vender lá fora!

Fosse eu o presidente desta joça, abriria as portas para os produtos importados num estalar de dedos!

Já imaginou você tomando leite holandês e pagando 30% menos do que paga, às vezes, por “mijo de vaca” (termo usado para designar o leite de péssima qualidade, que mais parece soro ou mijo de vaca)?

O Collor tinha lá seus defeitos, é verdade. Confiscou o dinheiro do povão, fez muita gente quebrar, se matar etc.

Mas uma coisa ele fez de bom: abriu as portas do Brasil para a entrada dos produtos estrangeiros – bons e com preço justo –, fazendo a indústria nacional ficar de cabelos em pé. Me lembro que comia chocolate alemão pela metade do preço de um nacional, do mesmo peso.

E foi graças ao Collor que as carroças (como ele chamava nossos carros no início da década de 90) se transformaram em carros de verdade. Pena que o governo, até hoje, meta a mão, taxando o automóvel de forma exagerada.

Mas, voltando ao assunto do leite… Vocês sabem como fazer para os preços não subirem mais e até baixarem? Comecem a comprar menos leite. Substitua o leite por sucos, chás etc.

O que vai acontecer? O comércio vai ficar com sobra do produto. Em um primeiro momento, o comerciante se recusará a baixar o preço, alegando que comprou do fornecedor com o preço reajustado. Só que o leite tem a data de validade – essa não perdoa –, como nossa aliada.

Quando o comerciante perceber que vai perder caixas e mais caixas de leite, automaticamente, ele fará uma promoção e bem generosa!

Aí, você vai lá e compra o leite, mas observando sempre a data de validade.

Se subir de novo, pare de comprar.

Mas não tome essa atitude isoladamente. Fale com seus amigos, vizinhos, enfim, com quem você puder. Mande e-mails, respeitando a boa conduta na internet (nada de correntes), para as empresas de laticínios, para jornais, revistas, enfim, faça um alarde democrático, sem ofensas, sem ameaças.

Nós temos uma força gigantesca que desconhecemos. Nós temos o poder, e não eles. Se não comprarmos, eles não vendem e tomam prejuízo. O fornecedor também não vende e toma prejuízo.

Aí, quero ver um idiota qualquer vir a público justificar que o leite aumentou por isso ou por aquilo.

Hoje, falei do leite, mas essa regra vale para qualquer produto ou serviço que tenha tido aumento fora dos padrões normais (a inflação anual tem sido de 6%).

Lembre-se que você não tem seu salário aumentado da mesma forma que alguns empresários mal-intencionados aumentam seus preços. Esses caras estão ricos e rindo da nossa cara!

Vamos pôr um ponto final nessa roubalheira que assola o Brasil!

Acorda, Brasil!

0 comentários: