Há mais de 15 anos, adquiri um livro sobre sucos de frutas e vegetais, mais voltados à terapia e à cura de enfermidades comuns, tais como: bronquite, asma, rouquidão, prisão de ventre etc.
Aí, me deparei com uma fruta que eu não conhecia: o oxicoco.
Pesquisei a respeito e vi que se trata de uma fruta de casca vermelha, parecendo uma ameixa pequena, ou uma uva de tamanho maior.
Descobri que o oxicoco é o tal cranberry que eu vejo tanto em sites estrangeiros, como sendo ingrediente de sucos, refrigerantes, doces etc.
O oxicoco tem parentesco estreito com o mirtilo, que é uma frutinha azul, mas bem escura (quase preta), excelente para resfriados e gripes, entre outras qualidades terapêuticas.
O mirtilo eu já conhecia, pois quando minha avó viajava à Europa, ela sempre trazia geléia dessa fruta. Uma delícia! E certa vez, tive oportunidade de tomar o suco do mirtilo, logo no início do Plano Real. Paguei, na época, quase R$ 4,00 uma garrafa com 500 ml de suco.
Mas voltando ao oxicoco, no Brasil, tem o nome popular de uva-do-mato.
Suas propriedades terapêuticas são semelhantes às do mirtilo: é antibacteriano, antibiótico, antiescorbútico e atua na região peitoral, de acordo com o que li no site http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Vaccinium_macrocarpon.htm.
(A IMAGEM FOI RETIRADA DO SITE: http://www.tcr.gov.nl.ca/nfmuseum/images/vacciniummacrocarponpouchcovemay252002.jpg)
0 comentários:
Postar um comentário