sábado, 20 de junho de 2009

Aquecimento global: temperaturas passam dos 110ºF no Oriente Médio

As temperaturas no Oriente Médio, principalmente entre os meses de maio e agosto, costumam passar da casa dos 100ºF (algo próximo dos 39ºC).

Agora, por exemplo, são 8h38 no Brasil e a cidade de Dhahran, na Arábia Saudita, registra 109ºF, ou seja, 43ºC à sombra, coisa que acontece todos os anos.

Lá, se não me engano, quando está sem horário de verão, são 7 horas a mais que aqui (horário de Brasília).

Existem localidades no Paquistão, na Líbia e outros ali da região que chegam a ter temperaturas de mais de 51ºC, à sombra, com um índice de umidade relativa do ar beirando os 4%. Ou seja: você lava as mãos, enxuga e tem a sensação de que lavou as mãos com areia.

Quem nasceu nessas regiões está acostumado a esse calor, porque todo ano isso acontece religiosamente nessa faixa de tempo, como eu disse, entre maio e agosto, salvo algumas exceções.

É por isso que os beduínos, quando atravessam o deserto do Saara, que chega a registrar temperaturas de até 70ºC (ao sol) e -10ºC à noite, andam todos enrolados em panos grossos. Isso faz com que o corpo não se desidrate e eles possam, assim, fazer a travessia, digamos, mais tranqüilamente.

Quem quiser vasculhar, pode entrar direto na página de pesquisas do OGIMET. Eu já dei a dica aqui algumas semanas atrás.

É só escolher RANKING METEOROLÓGICO e depois, na página que se abrir, em CONTINENTE, PAÍS o TERRITÓRIO subir e escolher MUNDIAL. Ali, você verá as 100 maiores e menores temperaturas do globo. Você pode alterar esse número, que é padrão, para mais ou para menos.

Pesquise países como a Rússia, Suécia, Suíça, França… e veja como andam as máximas por lá.

É interessante, mesmo para quem não dá bola para meteorologia.

2 comentários:

ivandro disse...

Estes dados são bem curiosos e me leva a pensar na nossa realidade e na deles e pesar o pros e os contras.

Bronca no Trombone disse...

Ivandro, se a gente fosse lá agora morreria. Nosso organismo não está preparado para suportar calor acima de 40ºC, 41ºC. Para eles, é normal. Inclusive, em uma das cidades que acompanho, quando faz 50ºC no verão chega a nevar no inverno!
É coisa de louco imaginar isso, mas é verdade.

Obrigado pelo comentário!

Abraços,

André