quinta-feira, 25 de junho de 2009

Dia 29 de junho mais uma frente fria chegará ao Brasil

Áreas de instabilidade intensas estão em formação no lado oeste da América do Sul.

Até o dia 29 de junho, essas áreas de instabilidade se converterão em uma frente fria que adentrará o estado gaúcho trazendo chuvas bem fortes, principalmente nas regiões oeste e central.

A tendência é de esse sistema frontal perder força durante sua trajetória rumo à Região Sudeste, mas, ainda assim, nos primeiros dias de julho serão observadas chuvas e queda de temperatura.

Dependendo do deslocamento das massas de ar vindas da Patagônia (agora, por exemplo, está nevando muito forte em Ushuaia, extremo da Argentina), as temperaturas podem cair muito já no início de julho, o que não é anormal.

Como muita coisa mudou de 30 anos para cá, espera-se que o grosso do inverno se situe entre a 2ª quinzena de julho e a 1ª quinzena de agosto, mas, diante de tantas mudanças climáticas, tudo é possível, até um veranico nas regiões Sul e Sudeste.

O Centro-Oeste do país, tão logo se livra do sistema frontal, fica alguns dias com temperaturas abaixo do normal, mas ali a recuperação é rápida e os termômetros voltam logo a marcar valores acima dos 32ºC.

0 comentários: