terça-feira, 30 de junho de 2009

Fim de semana terá chuvas no Sudeste

Uma nova área de instabilidade irá se transformar em um sistema frontal e avançar pelo Sudeste a partir de sexta-feira – talvez até um pouco antes –, trazendo chuvas e queda de temperatura.

No dia 2 de julho, a frente fria estará atuante entre os estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. À noite, atingirá o sul do estado do Rio de Janeiro, com chuvas esparsas.

Sexta-feira, chove no Rio quase o dia todo, com períodos de de céu nublado e melhorias ocasionais.

No sábado, as chuvas continuam no Rio de Janeiro e até em parte de Minas Gerais, que, nesta época do ano costuma ser de estiagem. O tempo melhora no Rio após o meio-dia. São Paulo também terá tempo nublado, melhorando no decorrer do dia. As temperaturas caem. A noite de sábado promete ser de tempo bom com alguma nebulosidade e frio na maior parte das regiões.

Toda vez que um sistema frontal passa rapidamente pela Região Sul, pode-se esperar queda brusca da pressão atmosférica, ventos com rajadas e ressacas no litoral. Depois, para compensar, se dá a entrada do anticiclone polar, que costuma derrubar bem as temperaturas, inicialmente no Sul e depois no Sudeste, mas já com menor intensidade.

Então, o próximo final de semana poderá ter geadas em alguns pontos da Região Sul com temperaturas próximas a 0ºC nas regiões mais altas.

2 comentários:

Taís Toti disse...

Oi, tudo bem?

Eu não tenho os direitos daquela imagem, imagino que ela seja de divulgação, infelizmente não posso te ajudar.
Vc pode procurar no flickr.com, lá tem várias fotos, achando uma vc entra em contato com o fotógrafo...
Conheço alguns, se por ventura achar alguma imagem do jeito que vc está precisando, te aviso.

Abraço,
Taís

Bronca no Trombone disse...

Taís, muito obrigado por ter me respondido. Se você conseguir alguma coisa, te agradeço, de coração. O meu e-mail está no blog:

agchristophe@yahoo.com.br

Beijos,

André