sábado, 13 de junho de 2009

Mais frio na semana que vem

Sou um curioso em meteorologia há mais de 30 anos. Aprendi a ler cartas de prognósticos, boletins codificados, analisar dados plotados, imagens de satélite etc.

Antes, eu era mais dedicado, fazia cálculos, elaborava uma previsão do tempo diária, mas, com o passar do tempo, tenho apenas me limitado a acompanhar o tempo, ou seja, entrar em páginas que mostram o tempo real, hora a hora, e, assim, calculo rapidamente quando poderemos ter chuva, frio, e assim por diante.

Hoje, analisei uma carta de prognósticos do site da Redemet e, pelo que vi, pelo pouco que entendo de meteorologia, o tempo deverá mudar na Região Sul já na segunda feira, com a passagem de uma frente fria pesada. Já nos dias subseqüentes, teremos frio e, possivelmente, geadas nos três estados do Sul e frio também em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e toda a região Sudeste.

Calculei para terça e quarta que vem, mínimas baixas nas regiões a que me referi anteriormente, podendo São Paulo ter mínimas abaixo dos 8ºC e o Rio de Janeiro, algo perto de 10ºC.

Posso estar enganado, pois dei uma passada de olhos nos mapas, mas o norte da Argentina já está quente. Hoje, a máxima em Salta foi de quase 28ºC, ao mesmo tempo que, mais abaixo, Maquinchao, com 888m de altitude, cravou -11ºC pela manhã. Essa “diferença” (embora os parâmetros de comparação sejam totalmente distintos) de temperaturas é sinal de que haverá um aquecimento abrupto para, depois, entrar uma frente fria devidamente empurrada por uma massa de ar polar, que, pelo que pude perceber, virá pelo oeste do continente.

É esperar pra ver se eu ainda não enferrugei em meteorologia…

0 comentários: