quarta-feira, 3 de junho de 2009

Mensagens para meditação

Dando continuidade ao post de 25 de maio, vamos tratar agora dos PREPARATIVOS para começar a usar as lições já a partir da próxima vez. Adianto que se trata de um post um pouco longo, mas que deve ser lido por inteiro, para melhor compreensão do que irá ser feito.

INICIANDO OS TRABALHOS

Você vai precisar de algumas coisas para começar os trabalhos:

- Um lugar sossegado, ventilado e aconchegante, onde não possa ser interrompido nos próximos 20 ou 30 minutos. Para isso, deixe instruções com alguém para que não incomodem você. Vale também desligar o celular.

- Uma música suave e relaxante. Posso sugerir: Kitaro, Steven Halpern, Enya...

- Se lhe agradar, um incenso. O incenso, é bom deixar claro, não tem nenhum efeito miraculoso, a não ser o de relaxar através de uma fragrância que lhe agrade.

- Vontade de meditar. Jamais proceda com os exercícios se você não estiver querendo fazê-los.

- Cada exercício deverá ser impresso e colocado perto de você no momento em que for praticar a meditação. Isso vale para os 30 exercícios.

OS EXERCÍCIOS

Dividi os exercícios em 30, intencionalmente, a fim de que você faça um por dia. Mas quero enfatizar que não é necessário seguir a ordem por mim estabelecida, visto que você pode, por exemplo, querer melhorar mais alguns aspectos da sua vida que outros. Pode ser que você prefira dar um enfoque maior à natureza de seus pensamentos ou a sua saúde do que outra coisa. Isso é com você.

Se for possível, faça um exercício de cada por dia, ao longo do mês, sem se preocupar com a ordem em que estão nesta obra.

No entanto, seria ideal que o 30º DIA fosse, de fato, o último exercício a ser feito, pois ele tem um tom enfático de encerramento, onde você agradecerá por todas as coisas que conseguiu.

Terminando os 30 exercícios, nada impede de que você continue fazendo suas mentalizações. Não quer fazer tudo novamente? Não tem problema. Mentalize apenas o que você achar que é conveniente para o seu bem-estar em geral.

Alguns tópicos podem parecer repetitivos, mas fiz isso de propósito: para tornar sua mente mais receptiva a certos conceitos como “paz”, “saúde”, “positivismo”, entre outros.

QUEM DEVE FAZER OS EXERCÍCIOS DE MENTALIZAÇÃO?

Todos aqueles que estiverem sentindo necessidade de melhorar alguns aspectos da vida. E também as pessoas que se sentem bem, mas querem fazer uma espécie de “manutenção” das coisas boas que possuem.

QUEM PODE FAZER OS EXERCÍCIOS?

Qualquer pessoa, independente da religião que professe.

As mensagens não têm caráter religioso em nenhum momento e se falo em Deus com uma certa constância é porque Ele simplesmente criou tudo o que existe.

COMO FAZER OS EXERCÍCIOS?

1. Em primeiro lugar, recolha-se ao ambiente que escolheu, deixando avisado para que não lhe interrompam.

2. Coloque uma música suave e relaxante. As sugestões já dei anteriormente.

3. Sendo do seu agrado, acenda um incenso suave.

4. Se quiser, tome um banho antes e vista roupas folgadas.

5. Sente-se numa poltrona confortável ou deite-se na cama, de modo que se sinta bem à vontade.

6. Feche os olhos e procure não pensar em nada, principalmente em problemas.

7. Quando sentir que já está preparado, ou seja, a caminho de um relaxamento mais completo, pegue o PRIMEIRO EXERCÍCIO QUE VOCÊ DEVE TER IMPRESSO e leia, em voz alta, a mensagem do dia. Não precisa falar muito alto, basta um tom que você possa ouvir a sua voz.

8. Medite sobre seu conteúdo.

9. Feche os olhos e torne a meditar sobre o que leu.

10. Faça uma espécie de tela mental a respeito do que meditou. Quanto mais detalhar, melhor.

11. Mesmo não tendo nenhum propósito religioso, não há nada de errado – pelo contrário – em fazer uma prece, a que você quiser, agradecendo a Deus por tudo e pedindo proteção a você e a todos os que estão a sua volta.

12. Fique mais um tempo quieto e quando sentir que é hora, abra os olhos aos poucos e vá fazer suas coisas normalmente.

O processo inteiro pode durar de 20 a 30 minutos, ou o tempo que você determinar. O importante é que você faça o exercício com vontade e tenha, pelo menos, alguns minutos disponíveis para praticá-lo.

Se você não puder fazer todos os dias, não se preocupe. O importante é fazer quando você estiver mesmo com vontade e levar a coisa a sério.

Com o passar do tempo (para alguns, dias; para outros, semanas ou meses), você notará uma melhora na sua vida. Seus pensamentos serão mais nítidos, mais positivos. Você já não se irritará tão facilmente como antes. Seu sorriso irradiará paz e força positiva para quem o recebê-lo. O modo de você pensar e agir vai mudar, para melhor. Logo, as pessoas mais sensíveis vão estar dizendo isso. E, quando você menos esperar, terá alcançado alguns objetivos na vida.

0 comentários: