terça-feira, 16 de junho de 2009

Como andar de elevador

Este post é muito útil para aquelas pessoas que sempre moraram em casas e nunca visitaram um prédio alto que tenha elevador.

Elevador é o que poderíamos chamar de “meio de transporte interno” de um edifício.

Com o elevador você pode subir ou descer os andares de um prédio, em vez de ter que fazer isso pelas escadas.

Agora, vamos aprender a andar de elevador. Siga os passos:

1. Entre em um edifício que tenha pelo menos um elevador. Localize-o. Se não encontrá-lo logo de cara, pergunte a alguém onde fica o elevador. Pode ser que haja mais de um. Não se preocupe. Eles funcionam da mesma maneira.

2. Uma vez conhecido o local onde se encontra o elevador, dirija-se para lá. Pare em frente do elevador e aperte, a sua frente, o botão que fica ao lado da porta do elevador, que deve estar fechada. Se estiver aberta, com pessoas entrando ou saindo, tanto melhor para você.

3. Quando o elevador chegar ao andar em que você está, ele ficará parado até que outra pessoa de um andar acima ou abaixo o chame. Se isso acontecer sem você ter aberto a porta e entrado nele, o mesmo subirá ou descerá. Se você estiver no primeiro andar, por exemplo, a garagem, ele não poderá descer, porque elevadores não são fortes o suficiente para “rasgar” o chão.

4. Se o elevador chegar ao seu andar, você deve abrir a porta e entrar nele, cuidadosamente, ainda mais se houver outras pessoas em seu interior.

5. Não havendo ascensorista, é você quem deve dar o comando para que o elevador vá até o andar que deseja. Para isso, olhe o painel que sempre está junto à porta. Ali estão diversos números, que representam os andares. Se você quiser ir ao 10º andar, aperte o botão 10, apenas uma vez.

6. Havendo outras pessoas no interior do elevador, limite-se a cumprimentá-las em voz baixa e fique quieto. Em hipótese alguma solte um peido ou comece a falar sozinho.

7. Se você estiver sozinho, evite fazer caretas e coçar as partes íntimas, pois pode haver uma câmera no elevador e todos os seus gestos serão captados e, talvez, gravados.

8. Quando o elevador chegar ao andar que você deseja, ele irá parar e abrir a porta. Saia normalmente. Não é preciso empurrar a porta, pois ela é programada para se fechar sozinha após a pessoa ter saído do elevador.

9. Para descer, depois, repita o procedimento ensinado.

10. Havendo ascensorista, você não precisa fazer nada, apenas saudá-lo e pedir para ir ao andar que deseja. Nesse momento, você verá que o ascensorista irá apertar o botão que você teria de apertar se estivesse sozinho.

11. Pode acontecer de o elevador não ter ascensorista, mas estarem algumas pessoas em seu interior e alguém, gentilmente, lhe perguntar em que andar você vai. Diga o andar e a pessoa apertará o botão em seu lugar, poupando-lhe tempo e trabalho. Diga “obrigado” e aguarde o seu andar. Saia normalmente, despedindo-se das pessoas da forma mais breve possível. Não é preciso dar a mão a cada pessoa ou mesmo tentar beijar o rosto das mulheres presentes, se houver.

Viu como é fácil andar de elevador? Na próxima semana, ensinarei a vocês como proceder no caso de o elevador parar por algum motivo técnico ou falta de energia elétrica. Até lá!

6 comentários:

ivandro disse...

Nunca tive muito medo de elevador ,mais acho as informações contidas aqui de uma grande utilidade publica e educativas valeu.

Bronca no Trombone disse...

Gostou do texto, amigo? Fazia tempo, anos, que eu queria publicá-lo mas não tinha coragem. É bem engraçado. Me inspirei em um programa de TV que ensinava, juro por Deus, a fazer um sanduíche de presunto e queijo. O passo a passo era ridículo. Acho que o apresentador acreditava que sua audiência era composta por débeis mentais... rsrsrs...

Obrigado pelo comentário!

Abraços,

André

Unknown disse...

Saudações!
Amigo André,
Que post extraordinário!
É um guia de grande relevância social e educativo!
Parabéns pelo texto!
Abraços,
LISON.

Bronca no Trombone disse...

NHAMUNDÁ, se eu não escrevesse isso, acredito que muita gente ainda estaria subindo 20 andares a pé... rsrsrsrs... Eu merecia um prêmio por proporcionar o acesso à sabedoria mais plena... rsrsrsrs...

Obrigado pelo comentário!

Abraços,

André

Dani Almeida disse...

Oi, André!!
Adorei!!!!
Muito esclarecedor!
rsrsrsrs

Beijo e paz!!

Bronca no Trombone disse...

Dizem que as pessoas burras não podem trabalhar como ascensoristas porque não conseguem decorar o caminho que o elevador faz...

Obrigado pelo comentário!

Beijos, amiga!

André