segunda-feira, 8 de junho de 2009

“Parabéns pra você” NÃO está em domínio público

aniversário

Quem pensa que a singela canção de aniversário “Parabéns Pra Você” é de domínio público, está redondamente enganado.

De acordo com a Wikipédia, a melodia tem origem na canção norte-americana Good Morning To All, de autoria de Presto Ware Orem, de 1893 e registrada de forma oficial no ano de 1935 pela Summy Company, empresa para qual Orem foi incumbido de compor a melodia.

Em virtude disso, até hoje existe uma polêmica que danada em cima de “Parabéns Pra Você”, justamente a respeito dos direitos autorais. É que a Sunny Company exige o pagamento de royalties toda vez que a canção é executada em público (na TV, no rádio etc), e há quem diga que até mesmo nas festas de aniversário deve haver a cobrança de royalties, o que é um absurdo, visto que uma festa de aniversário não tem fins lucrativos. Mas como lei é lei…

No Brasil, mais precisamente no ano de 1942, a Rádio Tupi do Rio de Janeiro bolou um concurso para escolher uma letra que se encaixasse melhor na canção “Happy Birthday To You”. Venceu a paulista Bertha Celeste Homem de Mello, que faleceu em 1999.

Bertha, até o dia de sua morte, exigia que as pessoas cantassem a música da forma como ela foi originalmente concebida: "Parabéns a você / Nesta data querida / Muita felicidade / Muitos anos de vida."

CLIQUE AQUI e veja as variações de “Parabéns Pra Você” nas mais diferentes regiões do país.

E CLIQUE AQUI para ver o outro lado da história, mais detalhado, mostrando que a melodia tem um autor e a letra, outro.

É uma curiosidade que vale a pena ser lida!

Fontes: Wikipédia e Mundo Gump (os respectivos links estão logo acima)

(A imagem pertence ao site: http://www.travelblog.org/South-America/Paraguay/blog-327216.html)

1 comentários:

Anônimo disse...

VIADO