terça-feira, 2 de junho de 2009

EXTRA – Frio chegou com força ao Brasil

Conforme eu havia previsto no post do dia 24 de maio, uma massa de ar polar forte derrubaria as temperaturas no centro-sul do Brasil.

Abaixo vai o link do Tempo Agora, do UOL, que corrobora a minha previsão feita 9 dias atrás.

http://tempoagora.uol.com.br/noticias.html/12715/termometros_registram_3_graus_negativos_no_sul_do_pais/

De agora em diante, toda vez que houver um dia de calor repentino, ou seja, quando a temperatura subir muito de um dia para outro, podem esperar que tem frente fria chegando e atrás uma massa de ar polar.

Esta que cobre boa parte do centro-sul do Brasil em termos numéricos não é tão forte, pois as pressões estão por volta de 1024 MB (a pressão média ao nível do mar é 1013,2 MB). Mas até julho, massas pesadas, com mais de 1030MB vão ingressar com facilidade no país.

Vale lembrar que quando as massas entram pelo oeste, fazendo as temperaturas caírem primeiro em regiões como Campo Grande (MS), Foz do Iguaçu (PR) etc, costumam ser mais intensas até irem para o mar.

Uma vez no mar, permanecem semi-estacionárias durante alguns dias jogando nebulosidade (nuvens) para o continente até uma faixa de 200 km para dentro. É quando temos o tempo bom que logo fica nublado e às vezes ocorre até chuvisco e chuva leve.

2 comentários:

Rafhaelbass disse...

E nós motoqueiros sofremos com isso, adoro o frio, mas para andar de moto.... É muito ruin meu amigo!!

Abraços

Bronca no Trombone disse...

Eu imagino, amigo, por causa do vento. E é justamente o vento o fator determinante da temperatura. Às vezes, está 25ºC aqui, mas ventando muito, aí parece que está só 20ºC.

Abraços,

André