quinta-feira, 30 de abril de 2009

As laranjas

laranjas

Conta-se que naquele reino, distante de tudo, não havia uma laranjeira ou uma laranja sequer. Tudo isso porque, muitos anos atrás, ao passear pelo lado pobre do reino, um de seus opositores jogou-lhe uma laranja na cara. Com raiva, e sem descobrir quem havia jogado-lhe a laranja, o rei, na época, determinou que todos os laranjais fossem queimados, e as laranjas fossem, todas elas, jogadas ao rio. Quem fosse flagrado tendo uma única laranja em seu poder seria decapitado.

Com medo, o povo obedeceu às ordens do rei e, em menos de seis meses, não havia uma laranjeira ou uma laranja naquele reino.

Mas um dia o rei adoeceu gravemente. Mais que depressa, mandou que alguns cavalheiros fossem ao reino vizinho trazer um curandeiro, que tinha fama de curar qualquer tipo de doença. Alguns diziam que esse homem era capaz até de transformar terra em ouro.

No dia seguinte, logo que os primeiros raios de sol começaram a banhar o quarto do rei, o curandeiro chegou. O rei estava se sentindo muito mal naquela manhã e, sem perda de tempo, disse:

- Cure-me! Pode pedir o que quiser, pois eu sou o homem mais rico destas bandas! Peça quanto dinheiro quiser para fazer uma poção e me curar, pois sinto que vou morrer!

O curandeiro examinou o rei durante alguns minutos e disse:

- Não vou lhe pedir nada, pois não será preciso fazer remédio algum para Vossa Majestade!

- Como não? Estou aqui, nesta cama, há dias, e meu coração diz que a qualquer momento vou morrer. Me sinto fraco, debilitado, sem forças sequer para ir à janela ver o jardim…

- O único remédio que pode curá-lo, e Vossa Majestade precisa tomá-lo antes que o sol se ponha, é apenas um copo de suco de laranja. Só isso!

 

CONTO QUE EU ESCREVI HÁ MAIS DE 15 ANOS E JÁ PUBLIQUEI EM VÁRIAS REVISTAS DE EDITORAS PEQUENAS E MÉDIAS. DIZEM QUE MUITOS LEITORES GOSTARAM.

0 comentários: