quinta-feira, 16 de abril de 2009

Poluição sonora pode levar à morte!


É, hoje parece que eu estou só pensando em morte. Pelo contrário: quero prevenir os meus queridos leitores a partir de coisas que já li em várias fontes, todas fidedignas, além de relatos de pessoas que foram vítimas do problema citado no título deste post.
Segundo os especialistas, nós suportamos, sem sofrer nenhum tipo de dano, ruídos de até 80 decibéis. Para você ter uma idéia desse valor, uma casa sossegada, com todos quietos, sem TV ou som ligado, tem 20 decibéis. Já uma rua de tráfego intenso produz 80 decibéis. O nosso limite. A partir daí, é que começam os problemas. Veja só: buzina e britadeira têm 110 decibéis, curiosamente o mesmo valor do latido de um cachorro como o pastor alemão. Um avião a jato, decolando, tem 130 decibéis e um tiro produz 140 decibéis.
A partir dos 80 decibéis, a pessoa pode começar a sofrer uma série de problemas: nervosismo, ansiedade, insônia, mau humor, pressão alta, problemas no coração... enfim, só um médico para comprovar isso. Esses dados, como eu já disse, retirei de inúmeras fontes que consultei ao longo desses dias e pode haver alguma coisa contraditória.

Ah, por último, fone de ouvido (walkman, por exemplo), no volume máximo, provoca 110 decibéis, e você pode, com o tempo, ficar surdo!

(A IMAGEM FOI RETIRADA DO SITE: http://morningscramble.files.wordpress.com/2009/01/stop-dog-barking-image01.jpg. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PROPRIETÁRIO DA IMAGEM. SENDO NECESSÁRIO, EU A REMOVEREI)

2 comentários:

Rafhaelbass disse...

isso eh para mim, que sempre gostei de som no talo

Bronca no Trombone disse...

Obrigado pela visita e pelo comentário, Raphael.
Eu também já gostei de som no último volume, mas aqui, onde moro agora, isso é impossível, pois minha esposa não gosta; então, eu ponho os fones e ouço só um pouco alto, senão corro o risco de ir perdendo a audição.

Abraços,

André