terça-feira, 21 de abril de 2009

Você já ouviu uma radionovela?

rádio

A radionovela, e também o radioteatro, foram os precursores da dramaturgia televisiva. Quem tem mais de 40 anos, deve-se lembrar de sucessos como “Jerônimo, o Herói do Sertão”, “Irmãos Coragem”, “O Direito de Nascer” e tantos outros títulos famosos – na televisão –, mas que também foram um estrondoso sucesso no rádio.

Aí, veio a televisão, com suas novelas limitadíssimas, apresentadas 3 vezes por semana, com capítulos de 20 minutos exibidos AO VIVO!

Em 1964, com “2-5499 Ocupado”, adaptação da minha querida amiga Dulce Santucci, a novela passou a ser diária.

Com o tempo, as novelas roubaram a cena (com perdão do trocadilho) e os radioteatros e as radionovelas praticamente foram varridos do mapa.

Mas, por incrível que pareça, ainda existem radioteatros e radionovelas, produzidos em pleno século 21. O site http://www.radionovelas.com.br/ mantém o gênero vivo.

Para saber mais, clique no link acima e conheça a turma de heróis que não deixam as histórias de rádio se extinguirem de vez.

Em tempo: tenho alguns poucos títulos à venda no site, mas eu já ganhei o meu “tutu” e o que o site arrecada é para juntar e investir em novas gravações.

Vale a visita!

0 comentários: