terça-feira, 28 de abril de 2009

Sempre às vezes nunca!

sempre

Excelente livro de etiqueta do autor Fabio Arruda, publicado pela Editora Arx.

Depois de lê-lo em menos de 18 horas, descobri o quão mal-educado eu sou, pois não sigo cerca de 90% das regras mencionadas no livro.

Os itens de educação guardados na minha bagagem são:

“Por gentileza”, “Muito obrigado”, “Fique com Deus”, “A senhora primeiro”, “Tenha um bom dia” etc.

Aquela coisa de levar o garfo à boca pela esquerda, eu não faço mesmo!

Roupas assim e assado para os mais diversos tipos de eventos, nem pensar! Eu tenho o meu “uniforme” básico: bermuda e camiseta com bolso. Se amanhã eu fosse OBRIGADO a ir a um evento importante, teria de alugar correndo uma roupa, pois não tenho nada, nada mesmo, digno de ser exposto a um público mais refinado.

Isso se deve a alguns fatores: primeiro, moro em uma cidade (e um bairro) onde boa parte das pessoas é humilde. Segundo, nunca trabalhei com carteira assinada, cumprindo expediente etc e tal. Jamais fui a um casamento além do meu (não gosto, é um direito meu!). Então, aos 47 anos de idade, cheio de problemas de saúde, com pouquíssima grana, eu vou me preocupar com “roupinha de sair”?

Mas, voltando ao livro, ele é muito instrutivo para as pessoas consideradas NORMAIS na sociedade, coisa que, definitivamente, eu não sou. Ali, o leitor aprende de tudo para não cometer uma gafe durante um jantar formal, por exemplo.

Leitura recomendada.

No Submarino, o livro está saindo por R$ 42,90 e conta com uma avaliação ótima de quem o comprou:

http://www.submarino.com.br/busca?q=sempre+as+vezes+nunca&dep=+&x=0&y=0

0 comentários: