terça-feira, 21 de abril de 2009

A milhar 4567

jogo do bicho

João jogava havia mais de 30 anos na milhar 4567. Só jogava na milhar; nada de centena, de grupo, de “cercar o bicho”. Ele queria acertar a milhar, e não tinha dó de apostar o equivalente a R$ 10,00 em cada uma das duas extrações diárias do jogo do bicho. Ele jogava até na “domingueira”, sempre na milhar 4567, e “na cabeça”, ou seja, apenas no primeiro prêmio.

Seus amigos viviam aconselhando-o a parar de jogar tanto, pois ele gastava mais de um salário mínimo por mês em apostas no jogo do bicho.

João deixava os conselhos dos amigos entrarem por um ouvido e saírem pelo outro. Não queria parar de jogar, pois acreditava que “faria a vida” se acertasse na milhar, afinal, pela média, hoje, alguém que aposte R$ 10,00 numa milhar, só na cabeça, e a acerte, leva pra casa R$ 40 mil.

Um dia, João teve um pesadelo. Acordou acreditando que ia ficar doente e decidiu parar de jogar no bicho. Seus amigos perguntaram o que havia acontecido e João respondeu:

- Recebi um aviso pelo sonho. É para eu parar de gastar dinheiro em jogo, pois vou ficar doente e terei de comprar muitos remédios!

Ninguém entendeu nada, mas todos os amigos apoiaram a decisão de João.

João disse aos amigos:

- Olha, eu vou lá no “chalé” só para ver o resultado da tarde. Eu não joguei, mas só quero ver… nada mais…

Chegou no “chalé” e viu, afixado na parede, o resultado da tarde. E lá estava ela, no primeiro prêmio, a milhar 4567.

 

Conseguiu entender a mensagem implícita desta crônica?

3 comentários:

Rafhaelbass disse...

eh uma mensagem muito boa, parabens

Bronca no Trombone disse...

Eu passei por isso, literalmente, mas não estava há décadas torrando um salário mínimo por mês. Eu jogava pouquinho (tipo R$ 2,00 hoje). No dia em que eu decidi parar, fui conferir o resultado da tarde e eu teria ganhado no duque de dezena e na centena (hoje, seria uns R$ 200,00).
No entanto, o texto é pura metáfora. Muitas vezes, a gente desiste um segundo antes de conseguir uma coisa.
Aí, é duro!

Abraços, e obrigado pelo comentário, Raphael.

Anônimo disse...

Opa essa milhar 4567 vou jogá-la ate que eu há ganhe nem que passarei mais de 30 anos jogando também!!!!!!!!!!!