segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ah, as formiguinhas...


O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE FORMIGAS


- Formiga transmite quase o mesmo número de doenças que baratas, pulgas, ratos etc. Basta saber que uma inocente formiguinha pode ter andado no lixo, sobre o cadáver de um inseto, e por aí vai. Então, não há muita diferença entre uma formiga e uma barata, por exemplo, mas todo o mundo quando vê uma barata na comida, o que faz? Joga a comida fora! E quando vê uma formiga? A maioria tira o inseto do prato e come normalmente.


- As maiores responsáveis por infecções hospitalares são as formigas.



- Se na sua casa houver a presença diária, ou quase diária, de formigas, é porque ali existe uma grande infestação. Não é normal, nem bom, ver formigas transitando pelas paredes ou no chão da casa sempre. Isso significa a presença de colônias que podem ter dezenas de milhares de indivíduos.


- Formigas não apreciam apenas o açúcar e seus derivados. Elas também são atraídas por restos de comida, grãos de cereais, pedaços de pão, resíduos de pasta de dente, água etc. Por isso, mantenha sua cozinha sempre limpa para evitar o trânsito desses perigosos insetos.


- A formiga maluca (aquela que anda feito uma barata tonta, sem rumo definido) ou doceira, como é mais conhecida, é a pior delas. Por ser pequenina, tem facilidade de entrar em tomadas e se alojar em conduítes e fiações da casa, o que, com o tempo, pode provocar queima de aparelhos, curto-circuitos e até incêndios.

- Ter formigas em casa não é uma boa, pois ela atrai outros tipos de insetos, seus predadores. Viva, ela se alimenta de insetos mortos, como baratas e besouros, mas atrai predadores perigosos para a segurança das pessoas da casa. As lacraias são um bom exemplo disso.


- É fácil saber se você está sendo vítima de uma infestação de formigas. Se vê-las diariamente, ou quase todos os dias, é um indício forte; se você localizar algumas e matá-las e, logo em seguida, surgirem outras, de repente, como que “procurando” algo, é porque a colônia foi ofendida” pela perda das formigas-soldados (as que saem em busca de alimento e água para a colônia) e inúmeras outras formigas surgirão, e o processo se repetirá até que um alerta seja dado às demais formigas-soldados de que existe perigo na área de atuação delas. O ideal nesse caso é o uso do inseticida (como paliativo) e de iscas próprias para destruir a colônia e sua respectiva rainha.


- Formigas zanzando ao redor de tomadas ou em aparelhos eletro-eletrônicos (aparelho de som, televisores, computador etc) é perigoso. Como já foi dito, elas se “alimentam” de fiações e adoram se alojar em locais aquecidos para se reproduzirem e depositarem seus milhares de ovos.


- Não é normal ver formigas em casa no período do inverno. Se isso está acontecendo na sua casa, é mais um motivo para se preocupar. O que está havendo, de fato, é que as colônias estão “lotadas” (não há alimento para todas) e algumas formigas necessitam sair para buscar o alimento que deveriam ter encontrado na época do calor. Em números, isso quer dizer que você tem, pelo menos, uma colônia com dezenas de milhares de indivíduos em algum local de sua casa. Ou em mais de um local.


- Formigas odeiam detergente, cravo-da-índia, sarro (restos de cigarro), limão seco, pó de café, giz, entre outros produtos.


- Ver formigas em locais não habituais, como banheiros e quartos, também é sinal de grande infestação no local. Aí, o melhor a fazer é entrar em contato com uma companhia dedetizadora
que possua formicidas adequados e pouco tóxicos. Às vezes, é necessário sair da casa por algumas horas ou até por 2 ou 3 dias, dependendo do produto a ser usado.


- Quem é alérgico a formiga (muita gente nem sabe se é ou não) pode morrer de choque anafilático com uma simples picada do inseto.


- Não incentive seus filhos a verem a formiga como uma heroína trabalhadeira (ela está, sim, trabalhando contra você!). Esse inseto é uma praga e deve ser combatido tanto dentro como fora de casa.


- Mais informações sobre formigas podem ser obtidas na internet, de preferência em sites sérios.

- Para se ter uma idéia de até onde pode alcançar a ignorância humana, existe no Orkut uma comunidade que defende as formigas. Bom, no Orkut existe de tudo...

1 comentários:

Blogueigoo disse...

Eu era mó fã das formigas. Nem curto mata-las, mas depois deste texto vou ter que refletir um pouco. Eu até salvava elas quando eu as via se afogando...