quarta-feira, 29 de abril de 2009

Não menospreze os pirilampos, eles iluminam grutas onde os sóis não chegam.

vagalume

A frase do título deste post é de Zálkind Piatigórsky, apesar de o nome soar como russo, trata-se de um escritor brasileiro que nasceu em 1935 e deixou este plano em 1979.

Eu poderia escrever mais dezenas de frases desse gênio hábil com as palavras, mas quero contar uma história (ou será estória, lenda urbana?) que já ouvi diversas vezes e tenho-a como verdadeira.

Um caminhão, de carroceria robusta e alta, ficou entalado no meio de um túnel, por causa da altura e não da largura de sua carroceria. Este transportava material perecível e não poderia ficar ali por mais que dois dias.

Técnicos e cientistas de vários lugares foram chamados e cada um deu seu palpite para resolver o problema.

No final, apesar de inúmeros protestos, chegaram à conclusão que o melhor seria proteger bem o caminhão e usar um pouco de explosivos, a fim de destruir o morro em que havia sido construído o túnel.

Foi quando chegou um garotinho, de seus 8 anos de idade, olhando tudo com atenção, ouvindo os palpites de cada um. O menino, então, disse:

- Por que vocês não murcham um pouco cada pneu do caminhão? Assim, ele abaixa e passa pelo túnel sem ter que destruir tudo!

Era a solução. O menino de 8 anos, ingênuo, pouco estudo, calou um bando de gênios.

0 comentários: