terça-feira, 21 de abril de 2009

SANGUESSUGAS!

Sanguessuga

Não, não vou falar da “Máfia dos Sanguessugas” que freqüentou durante algum tempo a mídia.

E sim do que vão aprontar para cima dos torcedores nas finais dos campeonatos paulista e do Rio de Janeiro.

Os ingressos vão sofrer uma majoração forte. Em São Paulo, vão custar os olhos da cara. O Santos quer que o preço da arquibancada seja de R$ 80,00!  No Rio, os ingressos vão subir de R$ 30,00 para R$ 40,00 no caso da arquibancada.

E o pior é que o torcedor, mesmo sendo roubado na cara dura, vai ao estádio, dar dinheiro para os clubes, para as federações e sei lá para mais quem! Eu não sei porque não entendo dessas coisas, mas não sou tão burro a ponto de não perceber a roubalheira que sempre detona o povo.

Tudo bem que futebol, cigarro, cinema, cerveja e afins sejam itens supérfluos.

Tá certo que a maioria que vai topar pagar o ingresso com aumento não tem muito poder de discernimento e, em alguns casos, até priva a família do essencial só para ir ao estádio ver seu time jogar.

Eu, quando vivia em São Paulo, sabia de alguns casos. E quem sofria? A mulher e a penca de filhos do sujeito, que não tinha dó de ir a vários jogos durante a temporada enquanto a família passava a “pão e água”. Isto eu posso falar, porque conheci alguns fanáticos que se davam ao luxo até de viajar para fora do estado, só para acompanhar o seu time do coração.

Futebol, hoje, é capitalismo puro e selvagem. Como pode um jogador valer cifras milionárias? Cientistas e pesquisadores às vezes tiram do próprio bolso o dinheiro para concluir seus experimentos, algo útil para humanidade, coisa que o futebol não é.

Professor, médico, advogado, dentista, jornalista, enfim… quem não tiver origem abastada, tem que se virar em dez para sobreviver. E um jogador de futebol (já falei sobre isto 2 anos atrás) ganha milhões para jogar 90 minutos e às vezes passa meses sem fazer um gol sequer.

A culpa disso é do povo. Primeiro, porque vota mal; segundo, porque se deixa embevecer pelo ópio que o governo lhe oferece ao longo do ano (Big Brother, shows disso e daquilo, carnaval, bebida alcoólica barata e acessível e… a lista é muito grande); terceiro, porque a maioria diz que isso faz parte da cultura do país. Cultura? Onde tem cultura por trás de embriaguez, Big Brother, futebol e shows de música, onde muitos vão para se drogar?

É melhor eu parar por aqui, pois se eu resolvo soltar a língua…

2 comentários:

Rafhaelbass disse...

hahahah esse texto foi bom!! vc falou exatamente o que eu penso em relação a mídia e o controle que ela tem, em cima dos "mais fracos"!

Bronca no Trombone disse...

Raphael, obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário me apoiando. Eu fico fulo da vida de ver como tem nego tapado neste mundo.

Abraços,

André