domingo, 19 de abril de 2009

Depressão: você sabe o que é isso?


Deixando os conceitos clínicos e os termos médicos de lado, posso explicar em breves palavras o que significa depressão: é uma dor que você sente, vai ao médico, ele pergunta onde está doendo e você... não sabe dizer!
A depressão é uma doença que corrói e fragmenta a alma. Abduz seus ideais, seu otimismo, sua vontade de viver a vida como ela tem de ser vivida: com prazer e felicidade.
Quando esses fragmentos de alma se acumulam demais dentro da gente, os olhos abrem as portas e os expelem. São as lágrimas. Sim, a pessoa deprimida tende a chorar à toa, às vezes porque viu um cachorrinho atropelado no meio da rua, morto.
O deprimido começa a enxergar as coisas em tom acizentado e, se não houver tratamento, ele passa a ver tudo negro a sua frente. É nesse momento que a pessoa corre o risco de cometer um atentado contra si mesma. É o suicídio.
Como espírita, mesmo sabendo o que me espera do lado de lá se eu interromper antes do tempo a vida que o Pai Maior me deu, confesso que muitas vezes eu tive vontade de abandonar o jogo no meio e desaparecer da face da Terra.
Graças a Deus, sou bem assessorado pelo meu psiquiatra e por amigos espíritas que estão sempre me alertando do que ocorre a um suicida quando chega "do lado de lá".
Hoje em dia, a depressão não escolhe idade, sexo, condição social e financeira para se apossar de uma pessoa. A filha de uma amiga minha, na época com apenas 4 aninhos, já viveu seu primeiro episódio depressivo.
Antigamente, no século passado, lá no começo, o termo "depressão" estava mais ligado à economia. No sentido que tem hoje, o termo usado, na época, era melancolia, assim como falam as canções italianas.
Se você estiver deprimido, independente da religião que professe, procure um profissional que saiba lidar com o seu problema. Terá de tomar remédios? Sim. Para a vida toda? Depende. A minha já foi diagnosticada como crônica e eu me enquadro na segunda pergunta. Também, tenho transtorno bipolar, TOC e hipomania, entre outras entidades clínicas. Mas isso fica para um próximo post.

0 comentários: