quinta-feira, 16 de abril de 2009

Auto-medicação é um perigo

Medicação
Eu sei que todo o mundo já falou e você já deve ter escutado isso um milhão de vezes, mas vou relatar dois casos que provam que a gente jamais deve tomar remédio sem antes consultar um médico. Sim, pois você pode, por exemplo, ser alérgico a um dos componentes da fórmula e ter um problema grave e até morrer. Sim, é isso mesmo! Foi o que aconteceu em São Paulo, há muitos anos. Um sujeito apregoava que nunca havia tido uma dor de cabeça na vida. Não tinha nem idéia de como era uma dor de cabeça. Mas um dia ele teve. Passando pela farmácia de um amigo, pediu um remédio para dor de cabeça e o amigo lhe deu um AAS (Ácido Acetil Salicílico) de alguma marca. O cara foi para casa, tomou o comprimido e horas depois morreu. Ele era alérgico a AAS e não sabia!
O outro caso: uma mulher estava com os olhos irritados e pingou algumas gotas de um colírio muito conhecido. Minutos depois, começou a sentir um sufocamento e falta de ar. Graças a Deus, esse quadro desapareceu algum tempo depois. Aí, ela foi consultar na internet quais eram os componentes da fórmula do tal colírio e descobriu que um deles ela não podia fazer uso, pois era alérgica. Viu, só? Um simples colírio quase levou essa mulher à morte.

Da próxima vez que você for tomar um remédio por conta própria (porque o farmacêutico garantiu que era bom ou porque seu amigo sempre tomou e nunca aconteceu nada), procure um médico, pois cada organismo reage de forma diferente. Valeu o alerta?

0 comentários: