domingo, 19 de abril de 2009

Internet: conheça seus riscos


Caros leitores, a internet é um território aparentemente livre. Mas não é. Há muita coisa na rede mundial que tem dono, como, por exemplo, textos e imagens. Mas na internet você pode encontrar o que quiser, de fotos a programas legalizados (open source e freeware) a piratas, música, vídeos, enfim, você só não encontra dinheiro.
Na internet, você também se depara com muitos sites de conteúdo duvidoso, principalmente aqueles que remetem o internauta a páginas pornográficas ou de jogos online, prometendo dar, a quem quiser jogar, uma quantia inicial. Aí, o incauto clica no banner que anuncia essa falcatrua e traz para o seu micro: vírus, trojans, discadores, bankers (cavalos-de-tróia especializados em roubar senhas bancárias), worms, malwares, e outros bichos que nem todos os anti-vírus, por mais atualizados que estejam, conseguem detectar e remover. Então, você corre um risco enorme ao navegar pelas águas turvas da internet, pois, de uma hora para outra, pode pegar uma dessas pragas e acabar perdendo tudo o que tem em seu HD ou simplesmente não conseguindo mais entrar no Windows (o Linux não tem esse problema, pois ninguém produz vírus para esse sistema operacional).
No post seguinte, vamos falar do CONTEÚDO encontrado nas bilhões de páginas hospedadas na web. Nem tudo o que está na internet pode ser considerado verdadeiro. Então, até o próximo post, que contará com um teste para avaliar o quanto você é criterioso ao lidar com as informações na rede.

0 comentários: