domingo, 19 de abril de 2009

Transtorno bipolar


Outro post onde não pretendo enveredar pelos termos clínicos quase incompreensíveis para a maioria das pessoas.
Expert no assunto, porque SOFRO desse mal, o transtorno bipolar se caracteriza por episódios de depressão e euforia. Ou seja: você pode passar um dia, uma semana, um mês deprimido e, de repente, subir como um foguete para as nuvens da euforia. É o meu caso. No entanto, apesar de eu ser bipolar, meus episódios depressivos têm sido cada vez mais freqüentes, intensos e recorrentes. Já são 8 desde que eu vim morar nesta cidade, onde, para falar bem a verdade, eu não tenho um amigo, amigo mesmo, aquele sujeito que a gente liga e fala: "Vamos comigo até tal lugar?" e o cara vai. Aqui, eu só tenho conhecidos, pessoas de quem eu gosto muito, mas que estão comprometidas full time com o trabalho. Isso não significa que eu não goste dessas pessoas. Pelo contrário, as adoro. E o meu psiquiatra diz que os meus conhecidos, gente que gosta de bater papo comigo, estes são os meus verdadeiros remédios.
Mais uma coisa a dizer: quem sofre de transtorno bipolar precisa tomar uma certa medicação que faça com que o indivíduo não vá nem ao céu nem se afunde no mar. É o chamado "estabilizador de humor". Um dos mais conhecidos e prescritos é o LÍTIO.
Eu ainda tenho resistência a esse medicamento, porque ele, segundo o que andei lendo por aí, tem sal e pode, a médio e longo prazo, gerar problemas renais. Foi isso que eu li em vários sites. Meu psiquiatra insiste que eu tome lítio e garante que é seguro. Eu tenho medo.
Depois, quero comentar sobre o TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), outra atrocidade que um cérebro "machucado" faz com a vida de uma pessoa.

0 comentários: