quarta-feira, 15 de abril de 2009

PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA... SERÁ?


Pela lei eleitoral, os partidos políticos têm direito a um certo tempo na TV e no rádio para nos despejar suas mentiras e promessas que nunca serão cumpridas. A gente chama isso de propaganda eleitoral obrigatória e gratuita. Mas será que é gratuita mesmo? Para eles, deve ser, mas para nós, que estamos do lado de cá da telinha, eu acho que não é, não!
Tenho a seguinte linha de raciocínio: pela lei, a cada hora de programação, a emissora pode ter 15 minutos de anúncios comerciais, sem levar em conta as chamadas da casa (aquelas que anunciam seus programas). Então, vamos fazer uma pequena conta, baseada em dados fictícios.




Imagine que o telejornal da emissora A tenha um determinado brake que dure 2 minutos e meio, tempo suficiente para 5 comerciais padrão, de 30 segundos cada. E cada comercial custa R$ 300 mil para ser exibido. Aí, vem essa lei eleitoral e faz com que a emissora tenha que passar uma propaganda política. Como na TV tempo é dinheiro, e é mesmo, acredito eu (não entendo nada de publicidade, marketing etc) que um dos 5 anunciantes (lembram-se da continha que fiz logo acima?) vai cair fora e a receita da emissora vai cair dos R$ 1,5 milhão iniciais (reveja a continha) para R$ 1,2 milhão. Aí é que eu penso: para não perder dinheiro, porque emissora nenhuma quer perder dinheiro, o que eles fazem nessa situação? Aumentam o valor de cada anúncio para compensar o que não pôde ser exibido. Aí, cada anunciante ao invés de pagar R$ 300 mil passa a pagar R$ 375 mil. E até acredito que a empresa anunciante tope esse aumento, pois, lá na frente, em doses homeopáticas, na calada da noite, na surdina, sem ninguém perceber, surge um aumento de preço aqui, outro ali e o consumidor é que se ferra!
Se eu estiver enganado no meu raciocínio, peço que alguém da área explique como funciona esse negócio quando tem propaganda eleitoral gratuita (?) obrigatória, por favor!

Por último, o Paraguai, que todo o mundo diz que é um país atrasado, tem uma coisa muito legal: lá, a propaganda eleitoral é PAGA e só dura 5 MINUTOS por dia! Acorda, Brasil!

0 comentários: