segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ditadura no Brasil nos anos 60 e 70?


Tenho uma dúvida cruel: houve ditadura no Brasil nos anos 60 e 70? E quem foi o ditador nesse período? Sim, pelo que eu me lembro, tivemos presidentes como Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel, João Baptista Figueiredo, José Sarney (que ocupou o lugar que seria de Tancredo de Almeida Neves). Então foram esses os "ditadores"? Um passou o bastão para o outro após alguns anos de mandato? Ditadura é assim?



Pelo que me consta, ditadura no Brasil houve foi no período Vargas, quando este ficou no poder anos a fio.
Nas décadas de 60 e 70, o que houve foi um REGIME MILITAR brando-moderado, que tinha até partido de oposição. Lembram-se de Arena e MDB?
Desde quando ditadura permite partidos de oposição?
Ditadura brava teve na Argentina, tanto que a piada a seguir ilustra bem como eram as coisas por lá entre as décadas de 70 e 80...
O sujeito está no ônibus e pergunta ao passageiro sentado ao seu lado:
- O senhor é das Forças Armadas?
- Não, não sou.
- O senhor é da polícia?
- Não, não sou.
- O senhor tem parentes, amigos ou conhecidos, até vizinhos, que pertençam às Forças Armadas?
- Não, não tenho.
Aí, o sujeito, aliviado, diz:
- Então, o senhor poderia tirar o seu pé de cima do meu que está machucando o meu calo?

Aqui, no Brasil, tivemos um regime militar autoritário, sim. Muitas prisões ilegais foram feitas, morreu muita gente que não tinha nada a ver com a história, enfim, houve muita barbaridade por parte do pessoal da direita.
Mas a esquerda não deixou por menos: faziam assaltos a banco, formavam guerrilhas, seqüestravam pessoas importantes, dizendo que estavam fazendo isso por causa de um ideal.
Eu, humildemente, penso que o ideal desses caras era implantar sim uma ditadura, mas uma ditadura socialista, onde ninguém teria direito a nada, nem a abrir a boca quando fosse ao dentista.
Agora, estamos aí, com a tal DEMOCRACIA, onde se pode tudo, até eu escrever este texto. Também pode a bandalheira e a roubalheira generalizada, a discriminação em todos os sentidos, a putaria na televisão, a inversão de valores na sociedade etc. No tempo do regime militar, lá em casa, nunca tivemos problemas. Nem meus vizinhos. Meus pais eram pessoas do bem (eu era um garoto) e os nossos vizinhos também. Nunca soube de algum conhecido nosso ter sido preso e torturado ou morto. É que a gente tinha boas amizades. Naquele tempo, até havia inflação (maior do que a de hoje), mas era possível se planejar as contas com meses de antecedência, pois não corríamos o risco de um louco "empoeirado" confiscar nosso dinheiro no banco.
Hoje, a gente não sabe para que lado vai. Falam de uma crise mundial e isso vira motivo para comerciantes aumentarem preços abusivamente, empresas dispensar funcionários, emissoras de TV cancelarem projetos, e por aí vai.
Bom, era isso.

0 comentários: